Delegações estrangeiras confirmam presença na posse de Lula

Lucas Medeiros - 29.12.2022 às 19:25h
(Imagem: Ricardo Stuckert)

Cerca de 65 delegações estrangeiras devem marcar presença na posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º). Todos os chefes de Estado e de governo de países que têm relações diplomáticas com o Brasil foram convidados. Além dos chefes de estados, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais também foram convidados.

Até o momento, 30 chefes de Estado e chefes de Governo confirmaram a presença no evento. Os chefes de Estado confirmados são o rei da Espanha e os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai. Já os chefes de governo confirmados são da República de Guiné, Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas.

A primeira-dama do México, Beatriz Gutiérrez Müller, virá representando o presidente do país, Manuel López Obrador. Também confirmaram a presença os vice-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá. Estarão presentes ainda os vice-primeiros-ministros do Azerbaijão e da Ucrânia.

Entre os chefes de Poder, virão ao Brasil os presidentes do Conselho da Federação Russa, da Assembleia Nacional Popular da Argélia, Assembleia Consultiva Islâmica, do Irã, Senado e Assembleia Nacional da República Dominicana, Assembleia da República do Moçambique, do Senado da Jamaica e da Guiné Equatorial, e do Parlamento Nacional da Sérvia.

Turquia, Costa Rica, Palestina, Guatemala, Gabão, Zimbábue, Haiti, Nicarágua, África do Sul, Camarões e Arábia Saudita informaram a vinda dos respectivos chanceleres.