
Buscando promover o fortalecimento da cena cultural de Caruaru, diversos artistas caruaruenses se mobilizam e criam uma vaquinha virtual para a realização do festival de música “Canto da Patativa”. Com data marcada para o dia 6 de agosto, o festival viabiliza apresentações de sete atrações musicais de Caruaru de diferentes gêneros musicais, com a finalidade de mostrar a riqueza e potência da música autoral produzida na cidade. O festival será aberto ao público e as contribuições para a vaquinha virtual podem ser de qualquer valor através do site https://benfeitoria.com/projeto/festival-de-musica-canto-da-patativa-yre/
Os artistas que se mobilizam e se apresentarão no festival são: o Cais do Agreste (coletivo formado por 8 artistas caruaruenses), Renata Torres, Daniel Finizola, Valdemar Neto, Matheus Silva, Fever Trio e a banda 70mg. Além disso, o festival conta com a experiente produção de Kelly Moura e possui a identidade visual assinada pelo designer e artista visual Ser Imenso. Os artistas possuem diferentes estilos musicais: mpb, rock, pop, música alternativa, mas sempre priorizando o que está sendo produzido aqui no agreste. O valor arrecadado com a vaquinha virtual será utilizado para custear a estrutura do evento, som, iluminação, palco e banheiros químicos. A campanha está aberta até o dia 3 de agosto e a meta é arrecadar R$ 5 mil.
O grupo começou a pensar no festival ao notar que boa parte dos artistas que movimentam a cena artística na cidade durante todo o ano não foram beneficiados com o edital para participação no São João, daí começaram a nutrir a ideia de um evento que valorizasse a arte de Caruaru. Foi a partir daí que também surgiu a ideia do festival trazer um nome que trouxesse um símbolo da cidade: o pássaro patativa.
Por isso, além da realização do festival, o grupo de artistas busca construir um debate importante sobre a valorização da música produzida por artistas da cidade e sobre a necessidade de políticas públicas culturais que fortaleçam a arte caruaruense, sobretudo fora do período junino.