Na sexta-feira, dia 22 de setembro, às 19h, será exibido pela primeira vez no Brasil o aguardado documentário Below the Belt, com a presença da premiada diretora Shannon Cohn, que virá ao país especialmente para o evento de lançamento.
Com produção executiva de Hillary Clinton, Rosario Dawson, Corinne Foxx e Mae Whitman e dirigido por Cohn, o filme acompanha histórias pessoais e inspiradoras de quatro pacientes em busca urgente de respostas a sintomas aparentemente misteriosos, mas vividos por 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva no mundo todo. Um vídeo de Hillary Clinton, falando sobre a experiência, está disponível no link que segue: drive.google.com/file/d/1MQHA6siyrIUE5vKMiMV1moA_UCDU0DO8/view?usp=sharing
Conforme explica o Dr. Mauricio Abrão, pioneiro na criação de projetos e técnicas que se tornaram referência mundial no tratamento da endometriose e na saúde da mulher, a endometriose hoje afeta 180 milhões de mulheres no mundo, sendo mais de 7 milhões apenas no Brasil. “A doença é a principal causa de dor pélvica na mulher e, também, de infertilidade feminina. Estudos do nosso grupo apontaram que demora de sete a 12 anos para diagnosticá-la”, argumenta o médico, que é Professor Associado e Coordenador do setor de endometriose da Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
A importância do documentário Below the Belt
Pelas lentes da endometriose, o filme mostra como as mulheres são frequentemente rejeitadas, desprezadas e desacreditadas. Mais do que isso, as experiências reais mostram tabus sociais e preconceitos de gênero, médicos malformados e mal-informados e cuidados de saúde puramente com fins lucrativos, expondo problemas generalizados do sistema de saúde estadunidense – que não é diferente no tratamento da endometriose em outras partes do mundo. “O filme revela como milhões de pessoas estão efetivamente silenciadas e como, ao reagirem, podem melhorar os cuidados de saúde para todos”, disse Shannon Cohn, que virá ao Brasil para o lançamento do filme.
A receptividade do documentário em outras partes do mundo, onde já foi exibido, foi excelente. “Este filme salvará vidas”, disse a People Magazine. O ator Jamie Foxx acrescentou que “todos deveriam ver este filme. Você ficará impressionado com a coragem que essas mulheres possuem.”
O lançamento do filme Below the Belt, no Brasil, tem o apoio da SBE – Sociedade Brasileira de Endometriose. “A obra é uma aliada no esclarecimento da população que sofre com a doença porque traz identificação: quando assistem ao documentário, as mulheres se veem nas histórias umas das outras e se motivam a procurar ajuda. Isso é importante para o diagnóstico e o tratamento mais rápidos, é tudo o que queremos”, finaliza Helizabet Salomão, vice-presidente da SBE.
