O ex-senador Douglas Cintra (PTB) segue atuando nos bastidores para ter protagonismo na eleição de 2020. Ele comanda o PTB em Caruaru e pode atrair para o palanque um leque de partidos, o que pode ser decisivo para o pleito do ano que vem.
Além dos partidos, que ele guarda o nome a sete chaves, também busca novas e futuras apostas na política local, e as eleições de 2016 e 2018 são exemplos disso. No pleito municipal ele apostou no nome do Delegado Erick Lessa, até então conhecido apenas por operações na Polícia Civil. Foi candidato e por pouco não foi ao segundo turno. Lessa foi eleito dois anos depois como deputado estadual.
No pleito passado, a surpresa foi maior ainda. Ele apostou no jornalista Fernando Rodolfo para a Câmara Federal e deu certo. Ele foi eleito deputado e obteve uma excelente votação em Caruaru, ficando com mais de 28 mil sufrágios, ficando atrás apenas de Wolney Queiroz.
Com esse histórico de apresentar nomes novos e apostando no desgaste dos políticos tradicionais ele vai seguir na busca de pessoas que ainda não tiveram oportunidade e querem entrar na política. Não será fácil, já que a nova regra eleitoral dificulta bastante para montar grupos de candidatos para disputar a eleição para vereador. Mas ele segue atuando nos bastidores para mudar essa realidade.
No entanto, uma questão que ele precisa trabalhar é manter esses aliados por perto. Lessa e Fernando quando concedem entrevistas falam em respeito ao ex-senador, que foi um bom tutor, mas ambos se distanciaram do político e caminham com as próprias pernas. Os dois poderiam montar uma boa chapa juntos ou até mesmo apoiar o nome de Douglas, mas ele gosta de atuar nos bastidores e revelar talentos para fazer parte do jogo político. Com essas virtudes e defeitos, Cintra com certeza terá um papel de destaque no pleito. A conferir.
Candidatura…
Dificilmente Douglas Cintra será candidato a prefeito de Caruaru em 2020. Os resultados das pesquisas eleitorais que foram divulgadas até agora não foram bons para ele. Além disso, entrar em bola dividida com candidatos do peso de Raquel Lyra, Ze Queiroz, Tony Gel e Erick Lessa não é uma tarefa fácil.
…Vice
Ele teve o nome recentemente lembrado para ser o vice de Raquel Lyra, caso ela resolva não apostar em Rodrigo Pinheiro para se manter na função. Se ele realmente tiver em mãos cinco ou seis partidos será um ótimo poder de barganha.
Requalificação do Centro…

A Prefeitura de Caruaru realizou, na manhã desta quinta (15), no auditório do Centro Administrativo I, mais uma reunião com a classe de comerciantes da cidade e com representantes da ACIC, CDL e Sindloja para apresentação do andamento das obras de requalificação do Centro da cidade, mais precisamente nas ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro. Os empresários reclamaram das obras, mas gostaram de ser ouvidos pela gestão municipal, o que segundo os lojistas, não aconteceu antes do início da obra.
Sarampo em Pernambuco e Caruaru
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que, no início da tarde desta quinta-feira (15), a Fiocruz Rio de Janeiro liberou a confirmação laboratorial de 4 casos de sarampo em Pernambuco. As ocorrências são relacionadas a 3 viajantes que participaram de uma excursão para Porto Seguro entre o final de junho e início de julho, além de 1 contato desse grupo. Das confirmações, 2 são de residentes do Recife e 2 de Caruaru.
Paulo Câmara em Serra Talhada
Em visita ao município de Serra Talhada, na manhã desta sexta-feira (16.08), o governador Paulo Câmara participa da terceira rodada do seminário Todos por Pernambuco, que chega ao Sertão do Pajeú. Ainda na cidade, o chefe do Executivo Estadual visita e inaugura obras para a população sertaneja. À tarde, visita as obras do Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos, que se encontram com 23% de avanço físico de andamento. Atualmente, cerca de 210 profissionais trabalham na edificação, que terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída. As obras físicas, realizados pela Construtora Carajás, têm previsão de conclusão em março de 2020 e representam um investimento de R$ 48 milhões.
Clima quente na Câmara…
As reuniões da Câmara Municipal de Caruaru começaram a ficar mais quentes. O péssimo acesso a Escola Técnica Federal foi tema de embate. O vereador Duda do Vassoural criticou o governo estadual por causa da situação. Marcelo Gomes rebateu e disse que as obras são de responsabilidade da gestão municipal e que na inauguração da ETE, quando todos eram aliados, não houve reclamação. A eleição de 2020 começou na Casa de Leis.
…Emendas
Na manhã desta sexta-feira (16) a Comissão de Leis da Câmara vai se reunir para debater sobre as emendas que os vereadores vão apresentar para a Lei Orçamentária Anual. O líder do governo na Casa e presidente da Comissão de Legislação, Bruno Lambreta, pediu que os vereadores com interesse no assunto não deixem de comparecer à reunião.
Contra a PEC da liberdade econômica
O deputado estadual José Queiroz (PDT) registrou no Plenário da Alepe, nesta quinta (15), o posicionamento de seu partido sobre a Medida Provisória (MP) nº 881/2019, que institui a chamada Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. O parlamentar apontou que o texto, aprovado nessa quarta (14) pela Câmara dos Deputados, permite que o empregado trabalhe aos domingos sem remuneração extra. No pronunciamento, convocou os colegas a lutar contra a retirada de direitos dos trabalhadores. O parlamentar expressou que a “escalada de retrocessos” foi iniciada no governo do ex-presidente Michel Temer, com a aprovação de uma Reforma Trabalhista que, segundo ele, não gerou os empregos que prometeu. Além disso, qualificou a proposta de Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro como um “assalto aos trabalhadores”.