Drayton Nejaim pode voltar a uma eleição municipal em Caruaru

Mário Flávio - 19.08.2019 às 23:15h

Prefeito de Caruaru por 12 anos, deputado estadual em cinco ocasiões e uma das figuras mais emblemáticas da política de Caruaru. Esse era Drayton Najaim, político carismático, personalidade forte, amado e odiado, mas com o nome marcado na Capital do Agreste.

Em 2020 o nome pode voltar a ter peso no pleito municipal. Claro que não é o perfil citado acima, já que ele morreu aos 80 anos em 2010, mas o filho que tem o mesmo nome e se destaca pela atuação empresarial no Recife, presidindo o Lide Pernambuco. Recentemente, Drayton Nejaim Filho, esteve na cidade e recebeu convites de alguns grupos políticos locais para que o nome voltasse a fazer parte de uma eleição municipal.

Prontamente ele descartou seguir os passos do pai e disputar a eleição para prefeito, mas pensa na ideia de fazer parte da campanha, seja numa vaga de vice ou até mesmo coordenando a campanha. Ofertas não faltaram e o mesmo avalia os cenários.

Drayton teve a oportunidade de sair em defesa do pai dele durante a inauguração da Praça que leva o nome do ex-prefeito, na Nova Caruaru e a volta para a cidade seria também uma boa oportunidade de mostrar para as novas gerações o que o pai conseguiu para o município quando governou a cidade.

O trabalho a frente do Lide Pernambuco pode dificultar essa decisão de um membro da família voltar a atuar na política, mas diante de um cenário com tantos nomes de tradição de peso num provável processo eleitoral, não seria surpresa ver o filho do ex-prefeito atuando numa das campanhas eleitorais na eleição que promete ser uma das mais acirradas da história. A conferir.

Legado 1…

O filho do ex-prefeito de Caruaru me disse certa vez numa entrevista na extinta Globo FM que o pai teria sido muito injustiçado por ser lembrado apenas pelas polêmicas. Segundo ele, o legado do pai foi importante para o desenvolvimento da cidade e ele aqui seria mais fácil de explicar a nova geração.

…Legado 2…

Segundo o blog “Memórias de um Povo: Os dois lados da Moeda”, da jornalista Tâmara Pinheiro, Drayton viabilizou a construção de 15.400 casas populares em Caruaru, formando as Cohabs 1, 2 e 3 que abrigam 60.000 caruaruenses ou 22% da população, em números atuais. Criou os bairros Nova Caruaru e Petrópolis e construiu a sede atual da Prefeitura, concentrando nos edifícios as secretarias da cidade, que tiveram suas atividades integradas. Promoveu o calçamento e saneamento de 300 ruas e avenidas. Trouxe para Caruaru, o Colégio e o Pronto Socorro Estadual. Instalou a Tecasa (Telefônica de Caruaru S.A), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Em sua Administração concebeu o distrito industrial e o Serviço Social do Comércio.

…Críticas… 

Ainda segundo o blog, Drayton se encaixava no perfil de muitos políticos da época da Ditadura. Trouxe grandes benefícios para a população, mas também contou com apoio dos militares para combater a tão falada subversão, que prejudicava a moral e os bons costumes da sociedade. Era o disfarce para algumas atrocidades cometidas nesta época. Opositores sofreram com ele, como é o caso de Zé Queiroz, Fernando Safadeza e Rui Lira.

…Política tem lado

Uma das coisas que Drayton Nejaim iniciou em Caruaru foi a bipolaridade política. Ele e João Lyra Filho iniciaram um ciclo de lados na política local. Mais tarde os espaços foram ocupados de um lado por José Liberato e Tony Gel e do outro por Zé Queiroz, João Lyra Neto e atualmente Raquel Lyra. Hoje a situação é bem mais amistosa e muitos convivem e podem ser até aliados em eleições futuras. A conferir.

PSL terá candidato no Recife

Gilson é amigo de Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

Amigo do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que é pernambucano do Recife, estaria disposto a ser o candidato do PSL à prefeitura do Recife nas eleições do próximo ano. A candidatura se insere na política do PSL de lançar candidato a prefeito em todas as cidades pernambucanas com mais de 100 mil eleitores, time do qual fazem parte o Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru e Petrolina. 

Áudio vazado…

Um áudio de um dos fundadores do PT em Caruaru, Luis Costa, para o petista Divanilson Galindo, causou um desconforto enorme na chapa que apoia o nome de Adilson Lira para à presidência do partido na cidade. Costa diz que é amigo de Adilson, mas teceu críticas a formação da chapa dele e ao apoio ao governo da prefeita Raquel Lyra (PSDB). Luis Costa sugere no áudio que Divanilson renuncie e apoie o nome de Leonardo Bulhões.

…Desconforto e processo

O vazamento do áudio gerou problemas para Divanilson, já que o mesmo viralizou e estava em todos os grupos de mensagens das mais variadas pessoas e tendências. Ele ameaçou processar quem espalhou o áudio, mas não questionou o conteúdo e as duras palavras usadas pelo experiente petista. A eleição do PT acontece em setembro, mas pelo jeito, vai ser no estilo “do pescoço pra baixo é canela”.

Presidência da Compesa

Manuela é a primeira mulher a presidir a Compesa

Pela primeira vez, em 48 anos de história, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é comandada por uma mulher. Hoje, Manuela Marinho assumiu a gestão da companhia com o desafio de ampliar o abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pernambuco, e uma perspectiva de R$ 1 bilhão em investimentos  em obras de abastecimento de água  e esgotamento sanitário para 2019. A presidência da Compesa foi repassada para Manuela Marinho por Roberto Tavares – que esteve na estatal por 12 anos, dos quais quase nove como diretor-presidente – durante cerimônia ocorrida no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, sede da companhia, no bairro de Santo Amaro, Recife.

…Prestígio

A solenidade, em auditório lotado, contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), Fernandha Batista, e do presidente do Conselho Administrativo da Compesa, João Bosco de Almeida, além de prefeitos, secretários de Estado e demais autoridades.