Edilson Silva defende reformulação do Pacto Pela Vida

Mário Flávio - 05.02.2015 às 08:25h

O deputado Edilson Silva, do PSOL, alertou para a crise na segurança pública do Estado. Para o parlamentar, os altos índices de violência contrariam o objetivo principal do Programa Pacto pela Vida. Ele comentou que os números apenas certificam a necessidade de reformulação do projeto.

Na opinião de Edilson, segurança pública é um tema bastante complexo que demanda esforços não apenas do Governo, mas de toda sociedade civil. O parlamentar também registrou o seminário “Segurança Pública em Pernambuco, um balanço do Programa Pacto Pela Vida”, realizado, nessa quarta, no anexo três da Assembleia, com a participação do sociólogo José Luiz Ratton, idealizador do programa. O evento foi uma iniciativa do deputado.

De acordo com ele, em 2014, o número de homicídios aumentou em 24%, em comparação ao ano anterior. Edilson falou, ainda, da crise no sistema prisional de Pernambuco, e frisou a gravidade do problema, registrando que a superlotação nos presídios pernambucanos é a maior do País. De acordo com o deputado, a intenção do seminário não é somente criticar o Governo, mas contribuir com o debate, apresentando soluções.

Em aparte, a deputada Teresa Leitão, do PT, comentou que acompanhou de perto a implantação do Pacto Pela Vida, mas que o programa está defasado. A petista também apontou o abandono da Unidade Prisional de Itaquitinga.

O oposicionista Sílvio Costa Filho, do PTB, enfatizou que é fundamental discutir e repactuar o programa e ressaltou a importância da valorização dos profissionais de segurança pública.

Já o deputado Tony Gel, do PMDB, disse que os problemas na área se acumulam noBrasil. O peemedebista comentou que a falta de ressocialização dos presos é um dos principais problemas.