
A governadora Raquel Lyra e os prefeitos da Região Metropolitana do Recife se reuniram nessa terça-feira (07) e apresentaram as primeiras medidas para conter os incidentes envolvendo tubarões e banhistas nas praias de Pernambuco.
Ficou acordado que os municípios litorâneos, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Ipojuca, serão integrados ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). A governadora também teve uma reunião remota com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e com o ministro de Pesca e Agricultura, André de Paula, na tarde desta terça (7). Uma nova agenda será realizada próxima quinta-feira (9), para que as pastas também possam integrar o Cemit para fortalecer as ações de caráter imediato.
Mas e os municípios, o que farão diante do assunto? A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes foi a mais enfática nas ações propostas. Uma das iniciativas do prefeito Mano Medeiros (PL) é instituir a Guarda Vidas Municipal. Outra medida será uma ampla divulgação e sinalização, informado sobre o risco de ataque de tubarão no trecho de 2,2 km na Praia de Piedade que está proibido para o banho de mar.
A gestão deve contratar em torno de 40 profissionais, através de seleção simplificada ou contrato temporário. O prefeito também destacou a parceria dos comerciantes nesse trabalho de conscientização.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), disse que vai intensificar as fiscalizações, mas que espera por um apoio maior do Corpo de Bombeiros para evitar que as pessoas entrem no mar nos locais proibidos para o banho. Já o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não fez anúncios de ações sobre o assunto e disse que vai contar com a parceria do governo do estado para amenizar a situação.
Os demais gestores não entraram na pauta, já que as aéreas de atuação não envolvem diretamente as cidades que eles governam. Apenas apresentaram sugestões e fizeram pedidos para os municípios. Mas sem dúvida, essas reuniões da governadora com os prefeitos será importantes para um novo tipo de relacionamento entre os executivos nos âmbitos estadual e municipal. Na hora da eleição aí cada um segue o seu caminho.
União entre PSB, Solidariedade e PDT…

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, confirmou que está praticamente fechada a nova federação de esquerda, formada pelo PDT e PSB, com chances ingressar também o Solidariedade. Para bater o martelo a executiva Nacional do PSB se reúne na sede do partido, em Brasília, para uma avaliação das últimas eleições, da conjuntura nacional, dos primeiros dias do novo governo e sobre o futuro do partido. O encontro está marcado para às 9h.
…Se isso acontecer?

Se os três partidos chegarem a um acordo, a federação ficará com 36 deputados, sendo, 17 do PDT, 14 do PSB e 5 do SD. No senado, a bancada será de 7 senadores, já que o PSB elegeu 4 e o PDT três. A nova federação ficaria na base do governo do presidente Lula e na oposição a Raquel Lyra no estado de Pernambuco.
Elogiou a governadora…

O deputado Rodrigo Novaes (PSB) solidarizou-se com as vítimas e elogiou a postura da governadora Raquel Lyra, que assinou protocolo de intenções com as três universidades públicas de Pernambuco — federal (UFPE), federal rural (UFRPE) e estadual (UPE) — para retomar os estudos e o monitoramento dos tubarões. Novaes sugeriu que, até os primeiros encaminhamentos desse grupo de trabalho, o banho de mar seja proibido em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ele é do PSB e evita criticas a Raquel.
…Fundo para as vítimas

Outros parlamentares comentaram o tema. O deputado Pastor Júnior Tércio(PL) defendeu a criação de um fundo de amparo às vítimas dos ataques. Para Renato Antunes (PL), apenas com o envolvimento do Governo Federal será possível chegar a uma solução de longo prazo. Sileno Guedes (PSB), por sua vez, sugeriu que o Ministério da Ciência e Tecnologia seja incluído nos debates.
Preocupação com os atrasos…

Atrasos nos repasses a fornecedores do programa estadual Leite de Todos preocupam o deputado Henrique Queiroz Filho (PP). A ação promove a distribuição diária e gratuita de 93.580 litros de leite a famílias carentes de 154 municípios, com foco em crianças, gestantes e lactantes. O parlamentar frisou que a iniciativa representa importante fonte de renda para 4,7 mil pequenos produtores locais.
…Deputado presente

Mário Ricardo (Republicanos) anunciou a ação Deputado Presente, uma iniciativa do mandato dele com o objetivo de acompanhar in loco pautas de saúde, educação e infraestrutura. A primeira visita ocorreu na última sexta (3), quando ele esteve na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu (Região Metropolitana do Recife). “A partir dessa ação, vamos sempre trazer pronunciamentos que mostrem o que está ocorrendo de fato em Pernambuco”, avisou.
Izaías criticou o prefeito de Garanhuns

Durante o Pequeno Expediente, o deputado Izaías Régis (PSDB) fez críticas à gestão municipal de Garanhuns, no Agreste Meridional. Segundo o parlamentar, o atual prefeito estaria descumprindo determinação judicial para que retirasse as cores do partido dele, o PSB, de equipamentos públicos. Alegou, ainda, que o adversário político incorre em nepotismo ao contratar parentes.