Os recentes ataques de tubarão na orla pernambucana chamaram atenção para um problema antigo no estado, que se arrasta há décadas e não há solução para o assunto. Sequer se sabe o real motivo de tantos ataques, a não ser especulações e teorias criadas, mas sem algo de concreto.
Após visitar as duas últimas vítimas dos ataques no estado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou a retomada do comitê para monitorar os ataques e a volta das parcerias com as universidades locais para buscar soluções sobre o assunto. A médio e longo prazo pode até se encontrar uma solução, mas para evitar prejuízos como baixa no turismo, o governo de Pernambuco precisar tomar ações mais enérgicas sobre o assunto.
A governadora reúne os prefeitos da Região Metropolitana do Recife nessa terça-feira (07) no Palácio do Campo das Princesas e o encontro será essencial para que esse tema também seja abordado e soluções rápidas sejam encontradas. Os gestores podem serem ouvidos e apresentar propostas, bem como estudos para diminuir ou até mesmo acabar com os ataques. A crise de imagem gerada para o estado é péssima e pode tirar turistas da rota do Leão do Norte.
A situação não é fácil, para se ter uma ideia, a Austrália enfrenta problema parecido. Por lá, as autoridades já testaram aparelhos para afastar tubarões, linhas de nylon rígidas e capazes de resistir à força das correntes marinhas e até mesmo a possibilidade de criar linhas elétricas dentro do mar. No entanto, com o passar do tempo, todas foram descartadas e não serviram. Isolar os locais e proibir o banho deve ser uma saída temporária. No entanto, sem fiscalização e proibição não adianta. A punição, multa e em casos mais extremos até detenção, devem vigorar na pauta, principalmente após o péssimo exemplo de um homem que foi para o mar momentos depois do último ataque, colocando a vida dele e dos bombeiros que faziam o resgate em risco. Ações urgentes é o que todos esperam após essa reunião entre Raquel e os prefeitos. A conferir.
Deputados estão chiando…

Pelo menos três deputados foram as redes sociais para propor restrições aos banhistas teimosos que insistem em tomar banho nas áreas de risco, em especial próximo a igrejinha de Piedade, local de forte incidência dos ataques de Tubarões em Pernambuco. Todos que chiaram não estão ligados diretamente a base da governadora Raquel Lyra (PSDB).
…Quem são?

Usaram as redes sociais o deputado estadual e ex-secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes (PSB), Romero Albuquerque (União Brasil), que é da chamada bancada da independência e o deputado federal Clodoaldo Magalhães (Pv). O trio defende ações de proibição não apenas em Piedade, mas em outras praias do litoral pernambucano, com ações punitivas aos infratores.
Cuida Mulher

A governadora Raquel Lyra lança, nesta terça-feira (7), o Programa CUIDA PE MULHER, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera das mulheres que aguardam consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e preventivos, através de uma intensificação das ações voltadas para este público, com início no mês de março em toda rede de saúde do estado de Pernambuco. As mulheres esperam por uma gestão diferenciada de Raquel, já que ela não é apenas a primeira mulher eleita para governar o estado, como também tem a vice, Priscila Krause (Cidadania), no governo.
Assume o Iterpe…

O ex-deputado Henrique Queiroz assume nesta terça-feira (07) o cargo de Diretor Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado Pernambuco (ITERPE). A indicação mostra que a governadora Raquel Lyra (PSDB) começar a abrir espaços políticos na gestão. Queiroz é ligado ao PP, que está na base do governo e dá sinais de afastamento do PSB na Prefeitura do Recife.
…Afago ao deputado
Ex-deputado por diversos mandatos, Henrique Queiroz chegou a ocupar o mesmo cargo na gestão do ex-governador Paulo Câmara. Ele também é pai do deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP). Raquel fez o mesmo com o Ipem, mas nesse caso foi o filho que assumiu. Ary Morais, filho do deputado Antônio Morais vai comandar o Instituto de Pesos e Medidas. Ele também exerceu a mesma função no governo socialista.
De olho na presidência das Comissões…

O deputado pernambucano Fernando Rodolfo confirmou que já comunicou à liderança do seu partido, o PL, que está na fila pela presidência de uma das comissões da Câmara. “Não sei ainda qual comissão, mas espero ter indicado para presidente pelo meu líder”, confirmou Rodolfo, até o momento o único da bancada de Pernambuco a comunicar aos líderes seu desejo de presidir uma comissão.
…O que precisa?
Para ser presidente de uma comissão, não precisa apenas pleitear. Também não há disputa. Os presidentes são escolhidos e designados pelos líderes. Mas é preciso ter iniciativa e brigar pelo comando de uma delas. Além do poder de decidir sobre importantes pautas, as comissões dão prestígio e cargos também. Escolhido presidente, o deputado ganha uma cota pessoal de comissionados para nomear e com ele trabalhar por um ano, tempo que dura o mandato.
Recursos para Petrolina…

O prefeito de Petrolina Simão Durando iniciou, nesta segunda-feira (6), uma série de agendas em Brasília para buscar investimentos junto ao Governo Federal. No primeiro dia da rodada de encontros, o gestor da capital sertaneja esteve no Ministério do Turismo e foi recebido pelo secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento da pasta. Também participou da reunião o deputado federal Fernando Filho.
…Centro de Convenções
As obras da reforma e ampliação do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho iniciaram em julho do ano passado. Serão investidos mais de R$ 41 milhões no projeto que prevê renovação de toda a estrutura, climatização do pavilhão de eventos, três auditórios, ampliação da área de estacionamento, revitalização do memorial Nilo Coelho, implantação do arquivo público e a construção de um espaço que vai fortalecer e desenvolver a cultura: um teatro com capacidade para 750 pessoas. A ação que vai transformar o equipamento no maior e mais moderno do Nordeste.
