Editorial – Um ano da gestão Rodrigo; desafios, avanços e pepinos para o gestor

Mário Flávio - 30.03.2023 às 23:46h

Nessa sexta-feira (31) o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), completa um ano a frente da maior cidade do interior de Pernambuco. Ele assumia o cargo em meio a desconfiança, após a então prefeita, Raquel Lyra (PSDB), renunciar para disputar o governo de Pernambuco.

Rodrigo não ficou na sombra de Raquel e promoveu um choque de gestão com a mudança de praticamente todo o primeiro escalão. Ele não teve receio e montou a própria equipe para comandar a cidade. Deu sequência as obras importantes da ex-prefeita, mas com o estilo dele. Além de buscar parcerias com o Governo Federal, trazer o calçamento e asfalto para várias ruas da cidade.

Obras importantes como a revitalização da Avenida Brasil, acesso ao Distrito Industrial e um novo percurso para o Alto do Moura seguem a todo vapor. Bem como o parque no lugar onde nasceu e cresceu a arte do barro. O tucano ainda pediu a liberação da Câmara para ter a decisão de tomar um novo empréstimo de até R$ 100 milhões para investir na infraestrutura da cidade.

Pinheiro estreitou os laços com o governo Raquel e fez uma grande prévia de carnaval, além de anunciar o São João com 65 dias, sendo o mais longo da história. Ele ainda vai promover mais uma edição do festival da seresta e pretende investir em outros festivais.

O gestor terá um desafio e tanto que é resolver o problema da Feira da Sulanca. Na próxima segunda-feira (02) a prefeitura deve ter acesso aos números da pesquisa sobre a mudança do dia da feira. Os três mill questionários respondidos nas cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz darão um norte sobre o dia da feira.

No entanto, Pinheiro pode ir além e anunciar mudanças significativas como a saída do Parque 18 de Maio. Faltando pouco mais de um ano para a eleição, o tucano segue a passos largos na busca de um projeto de reeleição e nessa pisada que vai, é o favorito para se manter no Palácio Jaime Nejaim.

Entrega
Ao lado da governadora Raquel Lyra, Pinheiro promove a entrega de títulos de Propriedade da Comunidade Fernando Lyra. O projeto de Regularização Fundiária Urbana (REURB) dá direito aos moradores de receber o documento do imóvel inteiramente gratuito. A entrega será realizada pela Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB). São cerca de 200 escrituras.

Pepino
Além da Feira da Sulanca, o prefeito Rodrigo Pinheiro tem um pepino para descascar no dia que completa um ano de gestão. O anúncio da greve dos professores da rede municipal. Os docentes pedem que ele retire o projeto que atualiza o PCC. O documento segue em trâmite na Câmara Municipal, sendo analisado pelos vereadores. Por enquanto segue por lá.

Projetos aprovados…
Os vereadores de Caruaru aprovaram, na tarde dessa quinta-feira (30), cinco projetos de lei de autoria do Executivo que estabelecem novas políticas destinadas aos direitos da criança e administração pública, além de um novo Conselho Tutelar para a cidade. O Projeto de Lei nº 9508/2023 cria o 4º Conselho Tutelar em Caruaru, visando ampliar os serviços do órgão dado o crescimento populacional do município. Além disso, são estabelecidas novas regras para a votação dos membros do conselho.

…Mais projetos
O Plano Municipal pela Primeira Infância é objeto do PL nº 9499/2023, que trata das coordenadas para políticas de educação, saúde, proteção e direitos das crianças de 0 a 6 anos. Perpétua Dantas (PSDB) e Fagner Fernandes (PDT) se abstiveram do voto; a vereadora apontou a falta de metas na saúde para crianças com deficiência como justificativa. Os PLs nº 9497 e 9498/2023 instituem a criação de uma Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD) no âmbito da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), bem como a devida gratificação de seus membros. O objetivo dessa comissão é apurar os processos administrativos do órgão.

Perpétua se absteve
O PL nº 9500/2023 dispõe sobre a ratificação do protocolo de intenções de consórcio público, visando, especialmente, o ingresso de Caruaru no Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape). Dentre os objetivos do consórcio formado por diversos municípios da região, está o compartilhamento de soluções em saúde, educação, trabalho, saneamento, agricultura e outros tópicos. Perpétua Dantas se absteve do voto: “É uma carta branca para o firmamento de contratos em áreas importantíssimas. A lei é muito ampla, não tem especificações, principalmente sobre os termos aditivos”, justificou.

Políticos em Fazenda Nova…
O Teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, Brejo da Madre de Deus, será o palco das atenções nessa sexta-feira (31). Além da governadora Raquel Lyra (PSDB), secretários, prefeitos, deputados, jornalistas, autoridades e convidados marcam presença na apresentação para convidados. Políticos de todas as tendências irão acompanhar o ensaio final antes da abertura ao público.