Editorial – Zé Maria diz que não se arrepende do voto em Bolsonaro e que proporcionalmente deu mais votos a Raquel que cidades vizinhas

Mário Flávio - 07.12.2022 às 10:08h

O prefeito Zé Maria (União Brasil) esteve na Rádio Cidade de Caruaru FM 99.7 para fazer um balanço da gestão em Cupira. Ele aproveitou e conversou também sobre o desempenho eleitoral do grupo político na eleição desse ano.

Conhecido pelas polêmicas e declarações fortes, Zé Maria comemorou as vitórias dos candidatos a deputado estadual (Henrique Filho) e a federal (Mendonça Filho). Enfatizou que ambos já ajudavam na administração antes da eleição e principalmente Mendonça, que mesmo sem mandato, alocava recursos a partir da influência em Brasília.

Zé Maria também disse que por ser um homem de partido apoiou Miguel Coelho no primeiro turno da eleição para o governo de Pernambuco, mas que em seguida deu apoio a Raquel Lyra e que na Região Agreste, Cupira deu uma grande votação para ela, principalmente porque a oposição da cidade ficou com a adversária de Raquel, Marília Arraes, diferente de outras cidades, onde governo e oposição se juntaram, como é o caso de Panelas, numa alfinetada a Rubem.

Também lembrou que deu a Bolsonaro mais de 5 mil votos, o que contrasta com a votação dos arredores, onde o presidente teve pouco maia de mil votos, segundo o prefeito. Ele disse reconhecer o resultado das eleições e das urnas, embora em sua opinião, os juízes do TSE, atuaram em favor do adversário do presidente, Lula (PT), que saiu vitorioso do pleito.

Quanto a Cupira, disse que foi tratada a pão e água pelo governo Paulo Câmara e que agora viria um novo tempo, prometendo uma série de inaugurações de obras, já que a emancipação local é comemorada dia 29 de dezembro e nesse ano de 2023, inclusive será retomada a Festa de Reis, já no começo de janeiro, atraindo muitos turistas e beneficiando a cidade.

Reunião…

A governadora-eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), reúne hoje prefeitos de todo o estado na cidade de Caruaru. A ideia, apesar das especulações, é ter, de forma institucional, o primeiro contato coletivo com todos os prefeitos de Pernambuco. A tucana espera um bom número de gestores, até mesmo, os do PSB.

…Parceria

Raquel tenta atrair para o palanque dela os prefeitos ligados a Frente Popular. O grupo apoiou Danilo Cabral e tinha mais de 130 nomes pedindo votos para o socialista. Mesmo com Danilo não indo ao segundo turno e enfrentando a fadiga eleitoral do PSB, conseguiu ter uma boa votação na eleição de governador.

Troca de farpas…

Acabou a paz entre Raquel Lyra e Marília Arraes. A deputada federal derrotada na eleição desse ano, rebateu as falas da governadora-eleita, para a revista Marie Claire. Na entrevista, Raquel informou que “lamenta o uso de fake news” durante a campanha eleitoral e que “não imaginava que em uma eleição entre duas mulheres a gente ia ter um jogo como esse”.

…Não gostou

Marília subiu o tom contra Raquel e comentou a fala da tucana. Segundo ela, “passado 1 mês da eleição, mostra que ela não tem ideia da dimensão política do cargo de governadora. O papel de quem ganha a eleição, é ser o primeiro a desmontar os palanques e buscar unir a sociedade, inclusive seus próprios adversários, se for o caso”, disse Marília.

Educação em debate…

A Câmara de Vereadores de Caruaru concedeu espaço na sessão ordinária da terça-feira (06) para entrega dos certificados de formação de embaixadores Politize!, organização que visa a educação política dos cidadãos em todo Brasil. Na tribuna, a vereadora Aline Nascimento (Cidadania) e a embaixadora Hellen Gouveia, falaram sobre a importância da iniciativa, os desafios e os projetos desenvolvidos pela equipe de embaixadores multiplicadores.

…Propostas

Entre as quatro propostas de políticas públicas, Gouveia deu destaque ao projeto que tem o objetivo de conectar de maneira sustentável as zonas rural e urbana, visando a distribuição da produção rural do município. 

Kátia…

A vereadora Kátia (Republicanos) comunicou que foi procurada por moradores do bairro Rendeiras e eles relataram a falta de médicos na AME Saúde da Família Maria Lira e a espera pelo atendimento que chega a quatro horas, quando há profissional de saúde na unidade. 

…E Perpétua

Perpétua Dantas (PSDB) falou sobre a falta de água na zona rural do município. Ela afirmou que a população da Vila de Itaúna está há 15 dias sem receber água. Dantas fez um apelo à Secretaria de Desenvolvimento Rural para que verifique se o atraso dos caminhões Pipa é em virtude dos cortes recentes do Governo Federal. Ainda na tribuna, a parlamentar afirmou que esteve com o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e externou sua frustração com relação a ausência de campanhas voltadas a políticas públicas de combate a violência contra a mulher.