Faltando um ano para a eleição do ano que vem, que será realizada em 6 de outubro, um dos cenários mais competitivos deve acontecer na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Os nomes colocados para a disputa chamam atenção.
Com mais de 480 mil eleitores, Jaboatão figura como o segundo maior Colégio Eleitoral de Pernambuco, atrás apenas do Recife, por isso tem importância estratégica no pleito do ano que vem.
O atual prefeito, Mano Medeiros (PL), que vai em busca da reeleição, terá vários nomes competitivos contra ele e mesmo com praticamente todos os vereadores da cidade na base, terá adversários de peso na disputa. Ele conta com o apoio da família Ferreira, que exerce muita influência na cidade.
O PT terá o nome do ex-prefeito Elias Gomes, que vai tentar voltar a gestão com o apoio do presidente Lula. Elias terá um complicado papel, já que muitos jovens não conhecem ele. Além disso, ele tem que conseguir fazer com que Daniel Alves (PV) desista de entrar na disputa. Os dois agora são da Federação formada por PT, PV e PCdoB. Mas ambos não têm intenção de retirar os nomes. Uma disputa interna interessante na esquerda.
Outro nome, mas dessa vez do campo conservador é da deputada federal Clarissa Tércio (PP), que mesmo sendo da base Bolsonarista, como é o caso do prefeito Mano, tem ao lado dela o apelo do eleitor evangélico e do deputado federal Lula da Fonte. Tércio esteve longe dos holofotes e polêmicas nos últimos meses, mas foi uma das deputadas mais bem votadas nas últimas eleições.
Mas sem dúvidas o nome que pode impactar na eleição é o da ex-deputada Marília Arraes (SD). Ela já é citada nas pesquisas e tem o recall das eleições para o governo de Pernambuco e prefeitura do Recife, podendo ter chances reais de chegar ao segundo turno.
Com todos esses nomes, sem dúvidas, a eleição em Jaboatão será um dos pleitos mais disputados em 2024. A conferir.
