A menos de um mês das eleições, os votos nulos e brancos estão ganhando a preferência da maioria do eleitorado brasileiro, ultrapassando a casa dos 30%, segundo a última pesquisa do Datafolha. Diante deste cenário, informar a população sobre a política nacional se tornou necessário para garantir a reversão desse quadro.
Neste contexto, existem algumas plataformas e aplicativos que podem ajudar as pessoas a se prepararem para fazer valer seu voto nas urnas. Confira!
1. Meu Município
É um portal 100% público e gratuito que organiza e disponibiliza de forma simples os dados dos municípios brasileiros. A ferramenta possibilita que o usuário visualize contas de receitas e despesas, assim como indicadores gerenciais da cidade escolhida, e compará-la com os demais municípios brasileiros.
2. Qranio
A plataforma mobile que tem como objetivo tornar o aprendizado algo divertido para todos e estimular seus usuários com conteúdos educacionais, lançou recentemente uma categoria, a Trilha Política, que permite que o usuário aprenda como funciona a estrutura política no Brasil, conceitos, o que cada poder (Executivo, Legislativo e Judiciário) representa e como a fiscalização e regulamentação das eleições trabalham, tudo de forma clara e dinâmica. Além disso, é possível interagir com os cards informativos compostos por textos, imagens ou vídeos – nomeados de Pílulas de Conhecimento (ou flashcards), que oferecem ainda materiais complementares para quem deseja se aprofundar nos assuntos apresentados e testes com perguntas relacionadas ao tema.
3. Colab
Colab é uma rede social para que os cidadãos reportem os problemas de sinal de trânsito, buracos nas vias, limpeza urbana e muito mais das suas cidades. Disponível para Android e iOS, o objetivo do aplicativo é fazer com que os usuários e o poder público descubram alternativas para solucionar, fiscalizar e avaliar serviços.
4. Detector de ficha de político
Disponível para Android e iOS, é um aplicativo gratuito que utiliza reconhecimento facial para detectar os processos criminais, ações de improbidade administrativa e inquéritos que cada político responde na justiça, usando apenas seu smartphone.