Em Brasília, Lula deve priorizar novo marco fiscal e aprovação de MPs

Jorge Brandão - 27.03.2023 às 08:55h
Foto: Sérgio Lima

Com a viagem à China adiada por tempo indeterminado devido ao diagnóstico de pneumonia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve mirar, ao longo da semana, em dois assuntos primordiais para o Palácio do Planalto: a nova âncora fiscal e a aprovação das Medidas Provisórias (MPs) no Congresso Nacional. As informações são da CNN.

A finalização da discussão no governo sobre a nova âncora fiscal antes de ser enviada ao Congresso, que estava prevista para depois da viagem à China, deve ganhar prioridade essa semana. O presidente se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também cancelou a ida à China e lidera a confecção da proposta. O texto precisa ser apresentado pelo governo para apreciação do Congresso Nacional.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que ainda não está definida a data para apresentação da proposta, mas o governo acredita que há disposição do parlamento em relação à pauta.

“Estamos encontrando um ambiente no Congresso Nacional muito positivo para o debate e aprovação mais rápida possível desta nova regra fiscal do país”, disse Padilha.