A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, publicou no Diário Oficial, decisão sobre o futuro dos cerca de 40 mil alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o documento, existe a possibilidade de aulas remotas e a entrega de material impresso para os estudantes. “Definir as regras para adoção de atividade remota com utilização de material impresso, a ser disponibilizado a todos os estudantes da rede municipal de ensino de Caruaru”, diz trecho do decreto.
Ainda segundo o texto, o ensino remoto, não presencial será implementado por meio de plataforma virtual, disponibilizada na internet, inicialmente para os estudantes do Ensino Fundamental (1o ao 9o ano) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA e,
gradualmente, para os estudantes da Educação Infantil (Pré-escola). “O acesso a plataforma em que estão disponibilizadas as atividades será garantido aos estudantes, professores e demais membros do corpo pedagógico, por meio de código de acesso a ser disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação”, informa o documento.
O conteúdo a ser disponibilizado na plataforma de ensino remoto será uniforme a todos os estudantes de uma mesma etapa e/ou modalidade de ensino, seguindo as orientações da Base Nacional Curricular Comum – BNCC e a proposta curricular da Rede Municipal de Educação de Caruaru.
Reposição
As aulas perdidas só serão repostas após o fim do estado de Calamidade. “As unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, após o período de calamidade, deverão seguir o calendário de reposição de aulas, a partir das diretrizes a serem publicadas em instrumento normativo específico. A execução do calendário de reposição de aulas das unidades escolares estará condicionada às diretrizes orientadoras da Secretaria Municipal de Educação e à validação da proposta pela Gerência Geral de Ensino desta Secretaria, a fim de atender aos requisitos mínimos estabelecidos em lei”, diz o texto.
O calendário de reposição de aulas de cada escola poderá considerar o aproveitamento das atividades realizadas de forma não presencial.
Parceria
A Prefeita Raquel Lyra recebeu na tarde desta quinta-feira (7), na sede da Prefeitura, o Presidente da Câmara de Vereadores, Lula Tôrres. O encontro marcou a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica entre as duas instituições para utilização da TV Câmara (canal 22.2) pelo Poder Executivo de Caruaru, que vai reforçar as estratégias educacionais da rede de ensino municipal durante a pandemia.