Com informações de Diogenes Barbosa
O ponto de partida para as visitas foi o Hospital Municipal Manoel Afonso, no bairro Maria Auxiliadora. Lá os vereadores puderam constatar que um dos principais problemas são os constantes atrasos no atendimento aos pacientes. Há relatos, por exemplo, de pessoas que chegaram à unidade às 7h deste sábado, e às 10h ainda não havia recebido atendimento médico.
Também foram constatados problemas estruturais, a exemplo de macas quebradas e enferrujadas; mofo no teto dos quartos e dos banheiros; gambiarras nas instalações elétricas, o que coloca em risco a segurança de funcionários e pacientes; além da falta de insumos tidos como básicos para o atendimento da maioria das ocorrências médicas, a exemplo do esparadrapo.
Durante a visita, puderam ser ouvidos pacientes e ainda funcionários, que não se intimidaram e destacaram alguns dos problemas da unidade de saúde. “As condições estruturais do hospital são precárias”, critica a enfermeira Nedja Florêncio, apontando problemas que atrapalham o atendimento aos pacientes que chegam à unidade de saúde diariamente.
Foi constatado ainda que um dos médicos escalados para o horário não se encontrava na unidade de saúde. “E é justamente para este tipo de problema que nós, vereadores, precisamos estar atentos. Nos próximos dias iremos visitar outras unidades, para averiguar quais são realmente as condições de atendimento da rede municipal de saúde”, destaca Jajá.