Ibirajuba vai ampliar, a partir desta quinta-feira (17) o Projeto Eleitor do Futuro, que tem como objetivo despertar nas crianças e nos adolescentes o interesse pela pesquisa e participação política no município, através do Fórum Permanente de Estudos Políticos.
Com a ampliação, mais de 500 estudantes das escolas municipais, com idades entre sete a 17 anos, vão ser beneficiados e terão acesso aos mais diversos conteúdos sobre a Justiça Eleitoral, Democracia, Voto, Cidadania, Ética, Moral e Direito. Os integrantes do projeto têm, ainda, a oportunidade de elaborar artigos, resenhas e apresentação teatral como forma de por em prática o que aprenderam.
A iniciativa desenvolvida na cidade – única no Brasil que trabalha com este formato – integra à Escola Judiciária Eleitoral do Estado (EJE/PE), e já atende atualmente mais de 100 alunos. Os encontros são realizados mensalmente nas dependências do Fórum Eleitoral de Ibirajuba e contam com a participação ativa dos, assim chamados, ”eleitores do futuro”.
Diante dos resultados positivos alcançados até aqui, um grande encontro foi marcado para apresentar a nova abrangência do projeto e discutir o tema: ”A importância do voto no Brasil”. O evento terá a mediação dos professores da UFPE e cientistas políticos, Arnaldo Dantas e Ana Maria Barros. Além do juiz eleitoral da Comarca de Ibirajuba e o coordenador geral do projeto, Álvaro Pastor do Nascimento.
Autoridades políticas, representantes da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco, alunos integrantes do projeto, professores, lideranças locais, imprensa e a população em geral, também estão convidados a participar da palestra que vai ocorrer na Quadra Poliesportiva Manoel Evaristo Sobrinho, no centro da cidade, a partir das 14h.