Em Pernambuco: Haddad, 38%; Bolsonaro, 19%, diz IBope

Mário Flávio - 28.09.2018 às 08:13h

Do Blog de Jamildo

O candidato à Presidência da República e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) aumentou sua vantagem em relação aos rivais e mantém a liderança na corrida presidencial em Pernambuco, segundo nova pesquisa JC/Ibope/TV Globo divulgada nessa quinta-feira (27). O petista subiu 12 pontos em relação ao último levantamento publicado no dia 17 de setembro e agora aparece com 38% das intenções de voto entre os eleitores pernambucanos. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) continua na segunda posição e oscilou dois pontos para cima (dentro da margem de erro que é de três pontos percentuais para mais ou para menos), registrando 19%.

Na sequência, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) também oscilou dentro da margem de erro, caindo de 12% para 9%, mas mantendo o terceiro posto. A ex-senadora Marina Silva (Rede) continua em trajetória descendente, oscilando de 8% para 6%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) foi mais um presidenciável a variar sua pontuação dentro da margem de erro, indo de 5% para 4%.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) manteve os 2% da pesquisa anterior, empatado com empresário João Amoêdo (Novo), que oscilou de 1% para 2%. O deputado federal Cabo Daciolo (Patriota) saiu 0% para 1%. O senador Alvaro Dias (Podemos-PR), João Goulart Filho (PPL), Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 12% – eram 17% no último levantamento. Os entrevistados que não souberam ou não responderam caiu de 10% para 7%.

Foram entrevistados 1.512 votantes, de 66 municípios, entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada com os números TRE 07101/2018 e TSE 06913/2018.