
A prefeitura do Recife e o Porto Digital realizaram o lançamento nessa terça-feira (5), do edital 2022.2 do programa Embarque Digital, da secretaria de Educação. São oferecidas 250 vagas para estudantes da Rede Pública cursarem o nível superior em tecnologia, com início das inscrições nesta quarta-feira (6). Os cursos disponíveis são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, ambos totalmente custeados pelo Executivo Municipal.
As inscrições seguem até o dia 19 de julho, podendo ser realizadas de forma totalmente digital, por meio do Conecta Recife www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do Portal da Educação do Recife www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital
O programa prevê o lançamento de novas turmas até 2024. Até o momento, o Embarque Digital já preencheu 550 vagas, sendo 200 em 2021 e 350 no primeiro semestre de 2022. O resultado final com a listagem dos aprovados será divulgado no dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o mês de agosto. Para 2022, haverá parceria com duas novas instituições de ensino para compor o programa, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA).
De acordo com a prefeitura, 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que realizaram toda a formação na rede pública de ensino.A intenção do Embarque Digital é a empregabilidade de jovens nas empresas do ecossistema de Inovação do Recife, onde há mais de 2000 vagas abertas.