O Instituto Neoenergia e o Porto Social lançam, nesta quarta-feira (24), o edital para a primeira turma do PLIS – Programa de Líderes de Impacto Social. A iniciativa tem como finalidade selecionar 35 líderes de projetos ou de empreendimentos sociais para serem capacitados a enfrentar os desafios do mundo empreendedor.
Serão três meses de workshops e mentorias coletivas online, nas áreas do empreendedorismo social, gestão, vendas, comunicação, liderança e educação financeira. O edital e o formulário de inscrição podem ser encontrados no site do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br) e do Porto Social(www.portosocial.com.br).
As inscrições vão até 24 de março e podem se se inscrever na seleção do PLIS os líderes sociais que tiverem suas principais atividades desenvolvidas na Região Metropolitana do Recife.
Desde 2019, o Instituto Neoenergia vem desenvolvendo parcerias com o Porto Social. Antes do PLIS, foi realizado o Programa DROPS, a trilha educacional precursora do Programa de Líderes de Impacto Social. O DROPS impactou e capacitou mais de 85 iniciativas sociais nos últimos dois anos. Agora, com o PLIS, a intenção é continuar desenvolvendo os líderes com capacidade de engajamento e mobilização social capazes de promover mudanças concretas que impactem positivamente grupos sociais.
A ideia é que os participantes possam influenciar seus projetos para que eles cresçam de forma sustentável, organizada e estruturada, contribuindo diretamente para um impacto ainda maior no núcleo social onde atua.
Na primeira etapa de seleção, serão selecionadas até 96 iniciativas para a fase da Banca de Avaliação, onde os candidatos deverão apresentar um pitch (breve apresentação) sobre sua iniciativa e sua história, de até cinco minutos. Os pitchs poderão ser presenciais (no Porto Social) ou acontecerem de forma remota, devido ao cenário da pandemia, respeitando a preferência de cada empreendedor, além dos recursos tecnológicos disponíveis. Após as apresentações, o Porto Social e o Instituto Neoenergia selecionarão as 35 iniciativas para participar do PLIS, e o resultado será divulgado em 15 de abril, nos canais de comunicação das organizações.
Devido à pandemia, o PLIS será ministrado de forma virtual, por meio de uma plataforma do Porto Social. Serão disponibilizadas aulas gravadas e outras serão ao vivo. O participante terá que cumprir, no mínimo, 75% das 48 horas de atividades previstas.
SOBRE O PORTO SOCIAL
O Porto Social é um centro de soluções para impacto social positivo que conecta primeiro, segundo e terceiro setor com a missão de contribuir para a criação de políticas públicas mais justas, iniciativas privadas mais atuantes e conscientes e organizações civis mais qualificadas para que as reais mudanças aconteçam. Desde 2016 o Porto Social atendeu mais de 285 iniciativas sociais.