Por Wendell Galdino
Na manhã deste domingo (28/6), alguns feirantes, descumpriram as medidas de segurança no combate a proliferação do Covid-19, e armaram barracas ou usaram seus próprios veículos como bancas ou lojas. No pátio do Parque das Feiras aconteceu normalmente as ações de entrega de mercadorias comercializadas via redes sociais. E lá estavam todo o aparato de segurança e organização de entrada e saída de veículos.
Enquanto isso, num espaço mais a frente, fora do perímetro onde acontece normalmente e oficialmente as feiras de confecções, as margens da rodovia BR-104, alguns comerciantes estacionaram veículos e formaram uma feira provisória com várias pessoas aglomeradas e sem nenhum cuidado com suas proteções, como distanciamento e higienização das pessoas ou de veículos e as margens da rodovia, descumprindo as determinações das autoridades competentes.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que isso acontece, após as determinações das autoridades, no que diz respeito ao isolamento social e a suspensão das atividades comerciais, principalmente em locais públicos, como as feiras de confecções, por exemplo.
Acredita-se que se essa situação voltar a acontecer com frequência, antes da determinação de abertura do comércio e das feiras, o governo pode estender ações mais rígidas por parte do governo do estado, já que os números têm crescido de forma considerável em nossa região.