A governadora Raquel Lyra participou, nesta sexta-feira (23), de um evento em Jaboatão dos Guararapes para celebrar o primeiro ano do programa Mães de Pernambuco, voltado para mulheres que vivem em situação de extrema pobreza e são responsáveis pelo sustento de seus filhos. A ação é considerada a maior iniciativa de transferência de renda para mulheres no Norte e Nordeste do país.
O programa garante um auxílio mensal de R$ 300 para até 100 mil mães em situação de vulnerabilidade em todo o estado. Para ter direito ao benefício, é necessário ser responsável familiar, morar em Pernambuco, estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), não possuir vínculo formal de trabalho e ser gestante ou responsável por criança de até seis anos. As famílias com menor renda per capita são priorizadas.
Durante o evento, realizado no município que concentra o maior número de beneficiárias, a governadora destacou o impacto social da política pública. “O Mães de Pernambuco veio para transformar a vida de quem mais precisa. Foi construído a muitas mãos e é um compromisso que veio para ficar”, afirmou Raquel Lyra.
De acordo com dados do governo, desde a criação do programa, mais de 121 mil mulheres já foram beneficiadas, com um investimento superior a R$ 357 milhões. Em Jaboatão dos Guararapes, cerca de 3.400 mães são atendidas mensalmente.
O secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, destacou que o objetivo principal da iniciativa é fortalecer os lares chefiados por mulheres e promover o cuidado na primeira infância. “O foco é atender as 100 mil famílias mais vulneráveis do estado”, reforçou.
O evento também teve a participação do prefeito Mano Medeiros, da primeira-dama Andrea Medeiros, da vice-prefeita Irmã Babate, além dos secretários estaduais Juliana Gouveia (Mulher) e Igor Cadena (Casa Civil), além de apresentações culturais de crianças do município.
Entre as beneficiárias, relatos como o de Alessandra Batista, mãe de oito filhos, ilustraram o impacto do programa. “Com o recurso, consigo garantir alimentação, material escolar e outras necessidades básicas da família”, contou.
O Mães de Pernambuco segue como uma das principais apostas da atual gestão estadual na área social, focando no enfrentamento da pobreza e na promoção de maior autonomia para as mulheres.
