No ano do centenário do escritor caruaruense Nelson Barbalho, a cidade ganha de presente um espaço em sua homenagem. Será na Praça Deputado Henrique Pinto, conhecida como “Rua da Matriz”, bem em frente a Pães & Delícias, empresa idealizadora do projeto.
Desde fevereiro de 2018, os comerciantes do lado oposto da Igreja da Matriz discutem uma reforma de qualificação da calçada por se tratar de uma das vias mais movimentadas do centro de Caruaru e precisava de melhorias para mobilidade dos pedestres. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Eleve Arquitetura e visa contemplar também o paisagismo e importância histórica do local.
A calçada já possui uma árvore que era ponto de encontro de músicos desde a época de Nelson Barbalho. Tudo foi preservado conforme solicitado pelos idealizadores. A obra recebeu piso intertravado que facilita a mobilidade e acessibilidade dos pedestres e um banco de concreto com acabamento em madeira de 14 metros que favorece a organização do transito ao redor. O local será nomeado de Espaço Nelson Barbalho e é lá que ficará o grande presente para a cidade: uma estátua do escritor e compositor Nelson Barbalho em tamanho natural feita em cimento pelo artista plástico Caxiado.
“A nossa proposta é homenagear o escritor e fazer com que as novas gerações conheçam e saibam da sua importância para a cultura da cidade e presentear Caruaru com um novo ponto turístico bem no centro comercial, acessível a todos”, explica o empresário Eli James Laureano, da Pães & Delícias.
O projeto teve a consultoria e pesquisa do historiador Walmiré Dimeron, do Instituto Histórico de Caruaru. Para ele, a escolha do local e a homenagem a Nelson Barbalho são mais que me merecidas. “A conhecida Rua da Matriz faz parte da história de Nelson Barbalho e esse reconhecimento público é muito importante. Além de que, é um exemplo, já que não vemos tantos projetos assim com a iniciativa privada sendo parceira da cultura”.
O Espaço será inaugurado no próximo dia 25 de outubro, às 16h, com a apresentação de músicos e será aberto ao público.