Humberto Costa sugere nova constituinte para reforma política

Jorge Brandão - 13.03.2023 às 09:25h
Foto: Sérgio Lima

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse defender a aprovação de uma reforma política no país para acabar com o presidencialismo de coalizão, aquele em que o gabinete de um governo é sustentado por vários partidos políticos. As informações são do Poder360.

“O Brasil precisa o mais urgentemente possível de reforma politica, talvez uma constituinte exclusiva para fazer uma reforma politica, porque é muito difícil para o governo construir maioria num país que é como o Brasil com esse sistema [de coalizão]”, disse ele, que é vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores.

O senador criticou o sistema atual, que, segundo ele, deixa o governo refém dos congressistas, por exemplo, na execução das emendas. “Algumas concessões importantes que o Executivo faz nunca deixarão de existir. O Orçamento secreto, inaugurado pelo presidente Bolsonaro, deixou de ser secreto, mas, na prática, as emendas impositivas tiraram do governo a possibilidade de administrar um recurso muito expressivo. E é muito difícil imaginar que hoje o presidente Lula vai mandar uma proposta para o Congresso dizendo que isso aí vai acabar”, declarou.