Incerteza: Câmara dos EUA adia mais uma eleição do presidente da Casa

Lucas Medeiros - 06.01.2023 às 19:55h
(Imagem: Reprodução/ g1)

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos decidiu, nessa quinta-feira (05), adiar a 12ª votação para eleger seu novo presidente. A decisão foi tomada após jornalistas americanos assegurarem que os republicanos chegaram a um princípio de acordo para empossar o candidato Kevin McCarthy, que contempla muitas das exigências dos rebeldes conservadores que impediram sua vitória até agora. 

O princípio de acordo contempla medidas como o estabelecimento de limites aos mandatos dos deputados na Câmara, entre outras normas. Este acordo não serviria para convencer todos os céticos, mas colocaria em ação um plano para ir derrubando o restante dos rebeldes, um por um.

Foram cinco votações, que somadas às três que aconteceram na quarta-feira (04) e às três de terça-feira (03)elevaram para 11 o total de tentativas de eleger um novo presidente da Câmara, um recorde de mais de 100 anos. 

McCarthy está enfrentando um grupo de 20 conservadores opositores que têm proposto e votado em candidatos republicanos. Entre os candidatos indicados, até mesmo o nome do ex-presidente Donald Trump foi sugerido pelo congressista pela Flórida Matt Gaetz. 

Até que seja escolhido o líder da Casa, a atividade legislativa fica suspensa, e seus novos membros não podem ser empossados e prestar juramento.