Interpol inclui Carla Zambelli na lista vermelha internacional

Mário Flávio - 05.06.2025 às 13:47h

A deputada federal Carla Zambelli (PL‑SP) foi oficialmente incluída na lista de Difusão Vermelha da Interpol nesta quinta-feira (5), a pedido da Polícia Federal, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Isso significa que seu nome passa a constar no banco de dados utilizado pelas polícias dos 196 países‑membros da organização .

A inclusão foi rápida: a avaliação do pedido levou menos de 24 horas . Embora a presença na lista não garanta prisão imediata, autoriza autoridades estrangeiras a deter Zambelli caso ela seja localizada fora do Brasil, com o eventual pedido de extradição condicionado às leis internacionais e acordos bilaterais .

Em maio, a Primeira Turma do STF condenou a parlamentar a cerca de 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsificar documentos, incluindo um suposto mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, com apoio do hacker Walter Delgatti . Após a decisão, Zambelli deixou o Brasil — inicialmente rumando à Itália, mas atualmente nos EUA — e teve prisão preventiva decretada. Ela criticou a prisão e disse ser vítima de perseguição pelo ministro Alexandre de Moraes.