
O município do Jaboatão dos Guararapes recebeu, nessa quinta-feira (15), o prêmio de Prefeito Inovador 2022, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, pela implantação da Parceria Público Privada da Iluminação Pública. A entrega aconteceu na cerimônia de encerramento do evento, no auditório do Porto Digital. O presidente da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume), Paulo Lages, representou o prefeito Mano Medeiros. O Fórum foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).
Ao receber o prêmio de Prefeito Inovador, o prefeito Mano Medeiros salientou o reconhecimento da Rede Cidade Digital ao programa de iluminação pública. “Desde o início da nossa gestão, em 2017, já vínhamos investindo na iluminação com LED. Buscamos o apoio do BNDES e da iniciativa privada para podermos ampliar ainda mais, alcançando todo o território do município. É um investimento que garante retorno à população em termos de segurança e economia, além de refletir. No nosso planejamento, inclusive, prevemos a redução da Taxa de Iluminação Pública a partir do momento que houver redução do consumo e da conta de energia paga pela gestão municipal. São resultados importantes que estamos apresentando à população, inovando e apostando na tecnologia”. disse Mano.
O encontro reuniu gestores e servidores de vários municípios do Estado para apresentação de projetos e programas na área de tecnologia e inovação, além de trocas de experiências. A PPP da Iluminação Pública já está na fase de implantação e, até o final de 2023, Jaboatão terá 100% de pontos com lâmpadas de LED. Em março deste ano, o consórcio Luz do Jaboatão venceu o leilão promovido pela Prefeitura do Jaboatão na Bolsa de Valores, em São Paulo, para cumprir um contrato com duração de 22 anos, assinado em agosto passado.
O contrato tem valor de R$ 130,8 milhões, sendo R$ 84 milhões em investimentos a serem feitos na modernização e melhoria do parque da iluminação, ao longo da concessão, além de ampliação do número de pontos, para atender ao crescimento do município. Serão instaladas iluminação especial e arquitetural em 170 espaços turísticos e históricos. As principais vias terão gestão remota de telecontrole, ou seja, o próprio sistema indicará possíveis falhas. O consórcio também implantará um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por uma central telefônica e canais digitais.
Com isso, além da questão da segurança pública, a tecnologia vai garantir economia no custo da manutenção por ponto, redução de até 71% no consumo de energia elétrica e diminuição da conta mensal da gestão municipal. Também haverá mais agilidade na correção de possíveis falhas e ganhos ambientais, pois haverá uma redução significativa na troca de lâmpadas.