O projeto de criação do “Polo da Diversidade” no São João de Caruaru não foi aprovado na Câmara de Vereadores, mas algumas das ideias do vereador Jajá (MD) podem ser aproveitadas pelo Poder Executivo. Na manhã desta quarta-feira (24), o parlamentar esteve reunido com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, André Alexei, e o diretor de Cultura, Djair Vasconcelos.
Diante da repercussão do projeto, que aponta a necessidade do poder público
investir em políticas de combate a homofobia, o preconceito e ainda a
discriminação, os gestores municipais foram sensibilizados e irão abrir
espaço para este tipo de discussão dentro das festividades juninas.
Isso estará presente no São João através de duas ações distintas. A
primeira delas inclui programações artísticas que reverenciem a
diversidade, dentro do “Polo Alternativo” (que funciona em um dos galpões da antiga Estação Ferroviária). Serão selecionadas datas do calendário festivo para que o espaço possa receber atrações que reverenciem a diversidade. Será aberto espaço para ritmos como o rock, o pop, e ainda a música eletrônica.
“Iremos aproveitar este espaço que está sendo aberto dentro do Polo
Alternativo para valorizar a diversidade. Que dentro do São João as pessoas tenham um espaço para outros ritmos além do forró, inclusive para a música
eletrônica. Que o evento assuma um caráter multicultural”, explica Jajá.
E o palco principal da festa, o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, também
receberá uma ação semelhante. O secretário André Alexei garantiu que o polo de animação receberá uma atração que reverencie a diversidade. Esse será um momento para inserção de mensagens de combate ao preconceito contra homossexuais, afro-descendentes, mulheres e outros grupos de pessoas que
costumam ser recriminados.
O vereador destaca que a resposta do Governo Municipal ao apelo dele,
mostra a importância da proposta. “É um momento para dizer não ao
preconceito, e não estou dizendo isso me referindo somente a discriminação
contra homossexuais. Será um momento de dizer não ao desrespeito contra as pessoas, independente de suas escolhas”, complementa o vereador.
Nos próximos dias o edil volta a se reunir com os gestores municipais, para contribuir com o projeto. A sugestão do vereador é que uma atração de renome nacional seja convidada para o palco principal, no show que reafirma a importância de respeitar as diferenças.