
Na Assembleia, o deputado estadual João Paulo, do PT, noticiou encontro com trabalhadores da Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco e dos Institutos Federais do Estado para tratar da greve da categoria, que reivindica a reestruturação da carreira, recomposição salarial e orçamentária, entre outras pautas. O parlamentar se mostrou solidário aos trabalhadores e sugeriu ao Governo Federal que retome as negociações.
“A necessidade da retomada do diálogo é fundamental e que o Governo possa avançar na mesma linha em que se foi atendido o pleito da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.”
Renato Antunes, do PL, criticou o Governo Lula pela continuidade da greve dos professores das universidades e institutos federais. O parlamentar destacou que Palácio do Planalto anunciou um aumento salarial de 0% para 2024, frustrando os profissionais da educação superior.
Além disso, parabenizou o Governo do Estado pela condução bem-sucedida do acordo para reajuste salarial dos trabalhadores da educação. “Melhorar a carreira do docente não é uma tarefa rápida. Como tudo na educação, envolve tempo, investimento, planejamento e ações efetivas. Os educadores, conscientes da complexidade desse processo, destacam que é preciso dar alguns passos básicos, como, por exemplo, melhorar as condições de trabalho.”