O vereador de Caruaru, Jorge Quintino, visitou Fazenda Nova, local do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. O motivo da visita foi tratar do momento crítico que o município enfrenta e que também reflete em Caruaru.
Mais uma vez adiado, por conta da pandemia, o teatro que era a fonte de geração de emprego e renda do município, pede socorro. Jorge Quintino resolveu abraçar a causa e partir em busca de soluções emergenciais.
“Estamos estudando uma viabilidade para aquisição de recursos, tendo em vista que a crise acaba afetando diretamente outros municípios, como por exemplo, à nossa cidade, que por mais de meio século recebeu os turistas durante a Semana Santa”, disse o vereador.
Para o diretor da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, o teatro não sobrevive a mais um ano sem sua realização. “Precisamos sobreviver e quando falo isso, não se trata só do espetáculo em massa mas de todos que vivem através de sua realização”, afirmou Robinson.
A presidente da Associação dos Agentes de Viagens do Agreste de Pernambuco, Shirley Oliveira, também lamentou o segundo ano de adiamento do espetáculo.
“Podemos salientar que de forma direta e indiretamente, sentimos as consequências, principalmente em uma cidade como Caruaru, onde aquele turista, mesmo que passante, gerava renda para muitos, como por exemplo: receptivo, restaurantes, feirantes e tantos outros que vivem desse segmento. Vamos torcer para que tudo volte logo ao normal”, disse a presidente da AVAP.
Anualmente eram empregados cerca de 1500 figurantes que são contratados 03 meses antes e permanecem recebendo salário por mais um mês após o espetáculo.
O maior teatro ao ar livre do mundo é uma cidade teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias.