Lei Maria da Penha: MPPE abre Agosto Lilás com Ciclo de Diálogos sobre empoderamento feminino

Jorge Brandão - 08.08.2022 às 09:25h
Foto: Reprodução/Internet

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início por meio do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), às atividades do Ciclo de Diálogos Lei Maria da Penha. Os eventos, realizados com o apoio da Escola Superior (ESMP), buscam estimular o debate sobre a atuação do MP no Sistema de Justiça e Segurança para fomentar a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Novos eventos estão marcados para os dias 18 e 25 de agosto, mês da sanção da Lei Maria da Penha.

“Muito nos alegra ver a expressão de comprometimento no rosto de todos os presentes com essa missão, tão nobre e salutar, que é promover a igualdade e enfrentar a violência contra a mulher. Convido a cada um levar os temas deste evento para as janelas da vida”, afirmou a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Institucionais, Zulene Norberto, que abriu o evento.

Em seguida, a subprocuradora-geral e a coordenadora do NAM, promotora de Justiça Bianca Stella Azevedo Barroso, entregaram à prefeita de Ipojuca, Célia Sales, e à secretária da Mulher de Gravatá, Maria Ester de Melo, certificados do projeto MP Empodera. Por meio dos certificados, o MPPE reconhece o cumprimento das metas traçadas na adesão dos municípios ao projeto institucional.

“Ipojuca é um lugar de muitas desigualdades. Na época da pandemia, o município nos procurou para dialogar sobre a situação das mulheres, que foram duramente atingidas com as restrições à atividade econômica, com o fechamento das escolas. Essa situação foi a base para a construção do MP Empodera, que é pautar a defesa da mulher em toda a administração municipal. Esse assunto é de toda a sociedade”, narrou Bianca Stella.

Já o diretor da Escola Superior do MPPE, procurador de Justiça Sílvio Tavares, parabenizou os dois municípios por transformarem as iniciativas em ação.

O evento contou ainda com uma apresentação cultural da Orquestra Cidadã de Ipojuca, que recebeu os participantes com formação completamente feminina.