Lessa segue no comando da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia

Mário Flávio - 18.02.2021 às 09:05h

As Comissões de Desenvolvimento Econômico, de Saúde e de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa reconduziram à presidência os deputados Delegado Erick Lessa e Roberta Arraes, ambos do PP, e Delegada Gleide Ângelo, do PSB, respectivamente.

Pela ordem, os cargos de vice-presidentes desses Colegiados serão ocupados pelos deputados Romário Dias, do PSD, Isaltino Nascimento, do PSB, e Roberta Arraes.

As Comissões Técnicas também anteciparam os assuntos que devem pautar os trabalhos parlamentares. No Colegiado de Desenvolvimento Econômico, vão ser discutidos o impacto do cancelamento do Carnaval para a economia pernambucana e o incentivo aos Arranjos Produtivos Locais, entre outros temas.

Durante a reunião, os deputados distribuíram 29 projetos, incluindo o do Governo do Estado que autoriza operação de crédito junto a instituições financeiras nacionais no valor de até um bilhão de reais. A finalidade da medida  é viabilizar projetos na área de infraestrutura, aprimorar serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população.

A Comissão da Mulher também anunciou pautas de discussão, como o aumento dos casos de feminicídio durante a pandemia e a capacitação de policiais no atendimento a mulheres vítimas de violência. De acordo com a presidente do grupo, Delegada Gleide Ângelo, o Governo deve abrir três novas delegacias especializadas, em localidades a serem definidas.

A escolha da Comissão Avaliadora do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher 2021 foi outra atividade dessa quarta. Izabel Cristina Santos, do Centro das Mulheres do Cabo, vai representar a sociedade civil no júri. Já a Secretaria Estadual da Mulher indicou dois nomes: a secretária-executiva da Mulher Ana Cláudia Callou Matos e a assessora especial Beatriz Vidal. Também fazem parte da Comissão Avaliadora do prêmio, além de Gleide Ângelo, as deputadas Laura Gomes, do PSB, e Teresa Leitão, do PT.

A honraria é concedida anualmente pela Assembleia aos quatro municípios que mais se destacam em políticas públicas voltadas para a população feminina.