O Livres, em parceria com a ONG Cidadão Fiscal, promove nesta quarta-feira (26) uma ação no cruzamento da Av. Agamenon Magalhães com a Av. Rui Barbosa, sobre os gastos e a produtividade da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
O movimento envelopou cinco metros cúbicos de caixas com imagens de notas de R$100 (cem reais) representando os cinco milhões de reais de aumento nos gastos da Assembleia, causados pelo reajuste das verbas de gabinete dos deputados estaduais no mês passado.
“O objetivo é fazer com que os pernambucanos saibam que a ALEPE custa meio bilhão por ano, o que representa 253 vezes o Fundo Estadual para os Direitos da Criança e do Adolescente, por exemplo. É fazer com que as pessoas saibam que apesar de custarem tão caro os deputados usam a maior parte do seu tempo para apresentar projetos de lei que visam prestar homenagens, dar nomes a rodovias e edifícios e criar datas comemorativas, enquanto deveriam estar colaborando com a implementação e acompanhamento de políticas públicas para o Estado”, afirma Karla Falcão, líder regional do Livres e uma das organizadoras do projeto.
O protesto começa às 7h da manhã da quarta-feira, 26, e contará com voluntários que vão distribuir informativos sobre o assunto é que estarão à disposição dos cidadãos para que possam se informar sobre a contabilidade da Assembleia.
A Julietto, rede pernambucana de fast-food, também aderiu à campanha do Livres. Durante essa semana, vai distribuir informativos sobre os gastos e a produtividade da ALEPE junto às refeições que forem vendidas em seus restaurantes.