Lula do Mel: “A posição da empresa que fez o Plano de Resíduos foi péssima”

Mário Flávio - 02.05.2013 às 08:55h
Lula do Mel - Divulgação

Lula disse que a população precisava de mais oportunidade para opinar. A foto é do arquivo pessoal

O ambientalista Lula do Mel criticou o Plano de Resíduos Sólidos de Caruaru. O documento foi feito por uma empresa de consultoria de São Paulo e passa por análise no Condema, já que várias falhas foram detectadas pelo Conselho de Meio Ambiente.

Mesmo afastado do Condema, Lula disse que a participação da sociedade foi inviabilizada pela empresa. “Esse plano veio como uma receita de bolo e quem coloca o cravo, a canela e os sabores regionais somos nós. A posição que essa empresa que fez o Plano tomou foi péssima, eles apresentaram um arcabouço de informações para que em 30 dias a população ou quem quisesse contribuir em alguma coisa, pudesse mandar via internet, isso não se faz, na prática não funciona”, disse.

O ambientalista cobrou a instalação de uma equipe para dar uma espécie de consultoria e disse que não via problema em algumas informações terem sido baseadas na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. “Na reunião eu fiz a proposta que fosse implantada uma Câmara Técnica permanente, já que existe um volume de dinheiro muito grande dentro dessa história e várias situações que precisam de cuidados. Quando se fala na questão de Mossoró é uma informação conceitual, a empresa pegou a referência da cidade e não tem problema nisso, assim como na página 67 em que o plano fala em Portos e Siderurgia. No entanto, muitas coisas precisam ser repensadas, Caruaru tem um nível enorme de resíduos sólidos”, pontuou.