Lula sanciona Perse com 30 setores e limite de R$ 15 bilhões para benefício fiscal no setor de eventos e turismo

Mário Flávio - 22.05.2024 às 21:23h

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, o projeto de lei que retoma e reformula incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), criado em 2021 para ajudar empresas que tiveram de paralisar as atividades durante a pandemia de Covid-19.

O texto estabelece um teto de R$ 15 bilhões para os incentivos fiscais, com validade até dezembro de 2026, e beneficia empresas de 30 tipos de atividades econômicas do setor, incluindo as ligadas ao turismo, cultura e esporte.

Entre as empresas que podem ser beneficiadas estão as que operam no ramo de hotelaria; serviços de alimentação para eventos e recepções (bufês); aluguel de equipamentos recreativos, esportivos, de palcos; produção teatral, musical e de espetáculos de dança; restaurantes e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas; cinemas; agências de viagem; entre outras.

A nova lei garante a continuidade do programa e traz mecanismos de controle para evitar o uso indiscriminado dos recursos públicos. Os valores relativos aos incentivos do Perse serão demonstrados pela Secretaria Especial da Receita Federal em relatórios bimestrais.