O candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a Record TV, após a emissora anunciar a realização da série de sabatinas com os quatro candidatos à presidência mais bem colocados na pesquisa Ipec (ex-Ibope), prevista para iniciar no dia 23 de setembro.
De acordo com a equipe do petista, a ‘Coligação Brasil da Esperança’, em que Lula disputa com Geraldo Alckmin (PSB) como vice, ficou insatisfeita com a ordem dos entrevistados na sabatina da emissora do bispo Edir Macedo e foi a Corte pedir questionamentos ao canal. Ainda segundo os advogados, a ordem atual privilegia Bolsonaro e Simone Tebet. A coligação pede determinação da realização de sorteio como método para escolher a ordem dos presidenciáveis a serem entrevistados e aplicação de multa em caso de descumprimento
A emissora informou que Lula vai ser o primeiro entrevistado, no dia 23 de setembro, uma sexta-feira, seguindo pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), na segunda-feira. Na terça é a vez de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) fecha a série na quinta-feira.
Segundo a Record TV, as entrevistas durarão 40 minutos e serão conduzidas ao vivo pelo jornalista Eduardo Ribeiro, no Jornal da Record. Ao fim das sabatinas, os candidatos terão um minuto para fazer considerações finais.
Por meio de nota, o Partido dos Trabalhadores informou que a primeira entrevista foi agendada para ir ao ar em dia de menor audiência, enquanto a segunda entrevista é em um dia com maior audiência do jornal. Além afirmar que o último entrevistado terá o privilégio de falar ao eleitorado mais próximo do dia da eleição.
A Record TV ainda não se manifestou sobre o assunto.