O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao velório do Pelé na terça-feira (03), no estádio da Vila Belmiro, em Santos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do mandatário.
Lula deve comparecer às 9h ao local, uma hora antes do final da cerimônia, que começou nesta segunda-feira (02). Ele enviou uma coroa de flores.
Na cerimônia de posse de Lula no domingo (1º), no Congresso Nacional, houve um minuto de silêncio em homenagem a Pelé.
Na quinta (29), pelas redes sociais, Lula lamentou a morte do Rei do Futebol.
“Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol”, escreveu.
“Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: “Pelé””, acrescentou Lula.
O velório de Pelé começou na manhã desta segunda em Santos e segue até as 10h desta terça. Em seguida, haverá um cortejo com o corpo pelas ruas da cidade. Após essa etapa, haverá o sepultamento, em cerimônia restrita aos familiares.
A homenagem para o Rei do Futebol está sendo organizada pelo Santos, e segundo o clube são 1.124 jornalistas de países diferentes trabalhando no evento.
Até as 17h, mais de 17 mil pessoas já tinham ido ao velório prestar homenagens. Autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e amigo de Pelé, já estiveram no local.