Mais de 7 mil pessoas estão fora de casa após fortes chuvas na Mata Sul e no Agreste

Mário Flávio - 04.07.2022 às 15:31h

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado informou, na tarde desta segunda-feira (4), que o número de cidades afetadas pelas chuvas que tiveram início no dia 1º de julho subiu para 29.

As cidades que registraram danos e prejuízos foram Águas Belas, Água Preta, Angelina, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cortês, Escada, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jaqueira, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Maraial, Palmares, Palmerina, Quipapá, Rio Formoso, Saloá, São Benedito do Sul e Tamandaré.

Dentre essas, até o momento, 15 já encaminharam os Decretos Municipais de Situação de Emergência à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado. Estão nessa lista os municípios de Água Preta, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Caetés, Capoeiras, Catende, Correntes, Itaíba, Jaqueira, Maraial, Palmares, Saloá e São Benedito do Sul. Esse número pode subir porque os municípios ainda estão em fase de levantamento dos danos e prejuízos.

A Central de Operações da Defesa Civil registrou até o momento 1.085 pessoas desabrigadas e 5.988 desalojadas em todos os municípios atingidos, podendo esse número variar ao longo do dia. A Codecipe orientou que a população não ultrapasse as áreas inundadas e alagadas e siga todas as recomendações da Defesa Civil Municipal, mantendo-se em alerta, sobretudo nas áreas ribeirinhas e de risco.

A Central permanece com atendimento 24 horas por dia através dos telefones 3181-2490 e 199.