Um vazamento provocado por vândalos em um trecho na Adutora do Sertão, que abastece o município de Salgueiro, foi identificado por técnicos da Companhia Pernambucana de Saneanento – Compesa, no final da tarde desta terça-feira (27). A ocorrência foi registrada na zona rural de Cabrobó e os indícios encontrados apontam que os parafusos da adutora foram propositadamente soltos para liberar água para atendimento a criação de caprinos e ovinos na região.Para fazer o conserto da tubulação, a Compesa fará uma paralisação emergencial do sistema que atende Salgueiro. Por isso, o abastecimento da cidade e o de Verdejante será interrompido entre às 8h e 10h da manhã desta quarta-feira (28).
Assim como ligações clandestinas e desvios de água, a ação de vândalos também prejudica o abastecimento das cidades. A região já sofre com a escassez de água e, com isso, o abastecimento, que já é realizado em regime de rodízio, fica ainda mais comprometido.
A partir das queixas de moradores sobre falta de água e queda de pressão em localidades da região do Sertão Central, a Compesa vem intensificando a fiscalização ao longo do Sistema Adutor do Sertão para identificar e coibir essas práticas irregulares que podem prejudicar o abastecimento da região.