Marinho tem “chance zero”, diz Calheiros sobre eleição no Senado

Jorge Brandão - 20.12.2022 às 10:55h
Foto: Sérgio Lima

Do Poder360

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse nessa segunda- feira (19) que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de extinguir as emendas de relator não alterará o cenário da disputa pela presidência do Senado. Aliados de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) monitoram o cenário da eleição de 1º de fevereiro. Avaliam a margem de crescimento da candidatura de Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro. “Rogério Marinho tem chance zero”, disse Calheiros.

Os ministros do STF decidiram, por 6 votos contra 5, que o dispositivo do Orçamento é inconstitucional. Calheiros defendeu o que ficou decidido. “Não são decisões do Judiciário contra o Legislativo. São decisões do STF no controle da constitucionalidade. Não havia como fazer o controle da constitucionalidade do orçamento secreto sem extingui-lo”, disse o senador.

O congressista afirmou ainda que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de quem é opositor em Alagoas, precisa aprender a honrar compromissos e agir para que a PEC fura-teto seja aprovada na Casa, mesmo com a decisão do ministro Gilmar Mendes de abrir espaço no teto de gastos para pagar o Auxílio Brasil de R$ 600 a partir de 2023.