Maurício Romão vai assessorar Mendonça Filho no MEC

Mário Flávio - 18.05.2016 às 07:21h

Maurício-Romão-divulgação

O economista pernambucano Maurício da Costa Romão, que foi secretário estadual de Administração no governo de Jarbas Vasconcelos (1999-2006), foi convidado hoje (17) pelo novo ministro da Educação, Mendonça Filho, para assumir a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior da pasta.

A Seres é responsável pela regulação e supervisão de Instituições de Educação Superior, públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior; dos cursos superiores de graduação nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnológico, e de cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial ou a distância.

Além disso, a Secretaria é responsável pela Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas-Educação), competindo-lhe também induzir a elevação da qualidade do ensino por meio do estabelecimento de diretrizes para a expansão de cursos e instituições.

Maurício Romão é mestre e pós-doutor em Economia pela Universidade de Illinois (EUA), já tendo atuado como professor-visitante da Universidade de Illinois, do University College London e da Universidade Harvard.

Ele foi secretário de Administração e Reforma do Estado do Governo de Pernambuco, secretário-adjunto de Planejamento da Prefeitura do Recife, diretor de Administração de Incentivos (Finor) da SUDENE, consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e coordenador do Projeto Iniciativa pelo Nordeste, apoiado pelo Banco Mundial.

Na academia, foi chefe do Departamento de Economia e coordenador de mestrado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro da Comissão de Especialistas de Economia do MEC, membro do Comitê Assessor de Economia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), consultor ad hoc do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pesquisador Nível I do CNPq.

Mais recentemente, atuou como consultor do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau, no Recife.