
O MDB oficializou na tarde desta quarta-feira (27) a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O anúncio foi feito após a convenção virtual do partido. Mais cedo, PSDB e Cidadania aprovaram o apoio à senadora e devem indicar o vice em sua chapa. Ainda não há uma definição sobre o nome a ser indicado.
Segundo o presidente do MDB, Baleia Rossi, foram 262 votos sim e 9 votos não, o que representa 97%.
Uma ala do MDB defendia que o partido apoiasse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e não lançasse candidatura própria.
Na segunda-feira (25), membros do partido ligados ao senador Renan Calheiros (MDB-AL) entraram na Justiça pedindo a suspensão da convenção. O requerimento foi negado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin.
Tebet é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Seu mandato chega ao fim neste ano. É a primeira vez que ela concorre ao Palácio do Planalto.
Ciro Gomes (PDT), Lula, Jair Bolsonaro (PL), André Janones (Avante) e Leonardo Péricles (UP) também já foram confirmados como candidatos à Presidência. As convenções partidárias ocorrem até 5 de agosto.