Do G1 Caruaru
Após recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a Casa de Saúde Santa Efigênia poderá voltar a realizar transplantes via Sistema Único de Saúde (SUS) em Caruaru, Agreste de Pernambuco. A proposta foi divulgada após uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (17). A assessoria de comunicação da unidade de saúde disse que se pronunciará na terça-feira (18), em entrevista coletiva.No encontro com os diretores da unidade de saúde, além dos transplantes, também foi discutida a necessidade de continuar o tratamento dos pacientes pós-transplantados. De acordo com a nota enviada pelo MPPE, representantes do hospital devem “manter contato com os pacientes que tiveram procedimentos suspensos – desde o dia 11 de agosto – agendando-os para data mais próxima”.
O promotor de Justiça, Paulo Augusto Oliveira, informou ao G1 que o cancelamento do serviço não poderia ter sido realizado da forma que foi feito. “Os diretores da Casa de Saúde deveriam ter buscado a secretaria [de Saúde] para comunicar o fechamento formalmente, por causa da existência dos contratos”, explicou. Segundo ele, representantes da Santa Efigênia alegaram que os transplantes deixaram de ser realizados devido às pendências de repasse de verbas por parte do Governo do Estado
Uma outra reunião foi marcada para a quinta-feira (20), no Ministério Público. O objetivo é esclarecer as pendências apontadas pelo hospital e saber quais providências serão tomadas pelo governo estadual.