Nova diretoria da ABAP toma posse neste sexta (30)

Mário Flávio - 30.08.2019 às 07:54h

A Nova diretoria da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) de Pernambuco toma posse no dia 30, às 9h, na sede do Tribunal de Contas do estado. O evento marcará também o lançamento das diretrizes nacionais de Compliance da entidade. Essa será a primeira vez que a entidade terá uma diretoria toda composta por mulheres. Ao lado da presidente, Marcela Neves de Andrade (Marta Lima Comunicação), estão Anamaria Maçães Molinaro (BG9) e Juliana Barbosa Queiroz (Ampla), respectivamente diretora de relações interassociativas e diretora administrativa financeira. A diretoria eleita para o Biênio 2019-2021 assume com o firme compromisso de trabalhar em sintonia com a diretoria nacional na defesa e valorização da atividade publicitária.

“Estamos muito felizes de poder juntar esses dois momentos. Estamos apresentando as ‘Diretrizes de Compliance’ e a escolha do local, o TCE-PE, veio muito em virtude disso. Da preocupação de ter, ao nosso lado, uma entidade que trabalha pela ética e seriedade nas contas públicas”, explicou a nova presidente, Marcela Andrade.

Na visão da entidade, entre os mais importantes objetivos estão a contribuição com o funcionamento mais eficiente e profissional das agências de propaganda, proteção das empresas do mercado contra irregularidades, além do fortalecimento da reputação do segmento por meio das melhores práticas de governança. O lançamento contará com a presença do Dr. Carlos Neves, Conselheiro do TCE/PE; Adriana Machado, presidente da ABAP-MG; Otávio Venturini, Chief Compliance Officer da Nova/SB; e Renato Cirne, Chief Compliance Officer da FSB Comunicação.

“As ‘Diretrizes de Compliance’ elaboradas pela ABAP representam um guia seguro, com princípios e recomendações desenvolvidas especificamente para empresas e profissionais do nosso setor que pretendam iniciar a implementação ou aprimorar seus programas de Compliance. Um passo fundamental do mercado publicitário em direção à promoção e consolidação da cultura de Compliance, para o qual nós da Nova/SB nos orgulhamos muito de ter contribuído”, conta Otávio Venturini.

O palestrante convidado Renato Cirne também explica: “É praticamente um pré-requisito: toda regra para ser cumprida precisa ser conhecida. Por esse motivo, ações como estas da ABAP são tão relevantes. A disseminação constante dos princípios de Compliance de uma empresa – ou de uma associação – para todos os seus públicos de interesse, permite alinhamento dentro e fora da companhia. Pesquisas e até mesmo a comparação do valor de mercado de empresas listadas em bolsa, antes e depois de crises, por exemplo, comprovam que a comunicação alavanca, e muito, os resultados dos programas de Compliance”.

“Embora ainda falemos da importância das organizações buscarem ser transparentes, o fato é que já somos. Desde que todas as pessoas passaram a ser produtoras e distribuidoras de informação, as práticas e condutas das empresas e instituições estão visíveis para todo mundo. Me parece que o desafio maior atualmente é sermos coerentes e consistentes entre o que nos pedem as leis e regras do mercado e o que efetivamente praticamos dentro de cada organização. As ‘Diretrizes de Compliance’ da ABAP nos permitem avançar neste caminho com muito mais clareza, rapidez e efetividade”, complementa a presidente da ABAP-MG, Adriana Machado.

Além dessas boas práticas, entre as pautas prioritárias, estão debates como transformação digital, modelos de concorrência e remuneração, atuação de plataformas digitais e a defesa do modelo brasileiro de publicidade – reconhecido como referência no mundo -, entre outros pontos. Segundo estudo da Deloitte, a cada real investido em publicidade são gerados mais de 10 reais no PIB brasileiro. O Brasil hoje é o 6º maior mercado de publicidade do mundo, sendo responsável pela geração de 56 mil empregos diretos e quase 500 mil indiretos.

“Estamos numa fase importante e delicada para o setor de comunicação, o que torna ainda mais relevante, para mim, a participação nas ações da ABAP, que sempre esteve à frente nos momentos decisivos do nosso negócio. Espero trazer para as agências pernambucanas informações, experiências e aprendizados que certamente serão valiosos para vencer os desafios atuais. Quero também contribuir, no que estiver ao meu alcance, para a luta da nossa associação”, afirma Marcela.