Um dia histórico para a Câmara Municipal de Caruaru. A entidade sediou a o encerramento do V Encontro Estadual de Pessoas Travestis e Transexuais, promovido pela Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos. O tema do evento, que teve início no último dia 03 na Asces, é “Juntas na construção do Estatuto das Pessoas Trans”. Na ocasião, as deputadas Teresa Leitão (PT) e Priscila Krause (DEM), chamadas pelos simpatizantes do LGBT de madrinhas do movimento, ouviram atentas as reivindicações.
Ambas ainda discursaram e pediram uma atenção maior para o fim do preconceito, até mesmo na Casa Legislativa. Apenas o vereador Rodrigues da Ceaca, dos 23 parlamentares da Casa, esteve no evento e tentou justificar o voto a favor da emenda que retirou a questão de gênero do Plano de Educação. Ele chegou a receber algumas vaias, mas o cerimonial agiu rápido e evitou constrangimento.
O espaço foi tomado ainda por apresentações culturais de travestis e contou com depoimentos emocionantes de trans de ambos os sexos, que narraram as dificuldades vividas no cotidiano. Representantes das secretarias de Participação Social e Mulher, estiveram no local, bem como políticos, como é o caso de Eduardo Guerra. Por um dia a Câmara de Caruaru viveu momento de respeito a diversidade e o fim ao preconceito.