Opinião – A Covid-19 e o impacto no mundo e Brasil – por Edson Simões*

Mário Flávio - 26.05.2020 às 13:14h

A minha visão a respeito desse emaranhado de problemas capitais que envolvem o Brasil, me deixa extremamente preocupado, por conta da quantidade de questões de difícil solução que envolvem a nossa nação. Uma só janela dessa listagem, já seria o suficiente para as nossas lideranças tentarem resolver a contento, a questão. O clímax, o principal, o preponderante com efeito nos demais é a Pandemia da Covid -19.

Esse é o principal, onde, todas as lideranças nacionais deveriam estar centrando todos os esforços. As estatísticas e as notícias nos mostram uma realidade totalmente diversa do desejado. É bom lembrar que essa temática irá refletir em todos os demais, levantados pelo pesquisador. Eleição, hoje, pelo contexto, não teria nenhuma prioridade, pois acontecerá lá na frentee a sua data já está definida. Entretanto, é imprescindível que haja um amadurecimento de nossa sociedade, dos eleitores, e, é bom que aconteça, provocando grandes metamorfoses nas escolhas dos nossos representantes públicos.

 A Economia passará por grandes transformações, Continuará o duelo de poder entre a China e os Estados Unidos, entretanto, continuarão sendo primeira e segunda economias, determinando para onde o resto do mundo deverá seguir. A régua econômica ainda será dos USA. A América latina sofrerá grandes impactos, grandes retrações. Enfim, sem falar dos outros continentes, haverá sim, um “choque econômico mundial,” pós pandemia. Quem souber se preparar , se qualificar, se planejar com o avião em pleno vôo, nos requisitos fundamentais de política pública, sanitária e econômica, evidentemente,terão melhores performances na recuperação dos seus países. A respeito da possiblidade de se instaurar o Impeachment do governo atual, vejo como baixíssimas possibilidades, pelo momento que atravessamos e os impactos dos seus efeitos na sociedade. 

Não se pode desconhecer no entanto, a existência de um clima  detensão, onde o ambiente político e social é nebuloso e dividido e a ruptura de uma democracia,  tem seus efeitos nefastos e indesejados pela maioria dos cidadãos  brasileiros.

O que se deseja: Que haja uma gestão assumida pelo Governo Federal em todas as suas competências e responsabilidades institucionais, a harmonia e fortalecimento dos três poderes. Cabe ao Estado assumir o processo relacional com os demais poderes e trabalharem com uma linguagem positivista e atitudes objetivandoacabar com a Pandemia em nosso País e, harmonicamente direcionarem esforços, em defesa da recuperação de nossa Economia.

A nossa agenda futura jamais será igual a de antes, se quisermos recomeçar. É preciso despertar para um novo mundo, vagaroso nas conquistas, menos intenso, mas, cheio de desafios e com muitas oportunidades. É preciso eliminar todo tipo de preconceito e ódio nessa nova caminhada. Muitos até dirão: É difícil, entretanto, tudo se começará por aí. Dê importância a você mesmo, saiba que por aqui na terra, você é o ser mais importante, só que deverá reconhecer no seu vizinho, a mesma importância, mesmo que ele tenha opinião diversa da sua. Nesse novo mundo que se avizinha, você verá muitos sofrimentos que seu coração por mais duro que seja, terá desejo de repartir o pão com o seu o próximo. Terá que tirar o peso de sua mochila se ajudando e ajudando aos outros para ser feliz. 

Junte a tudo, as novas ferramentas de trabalho, os novos modelos de se fazer negócio, a informação, o conhecimento. E faça, faça tudo com muita resiliência e muita determinação mas, faça, e com muito amor.

Caruaru, 25/05/2020.

*Edson Simões tem Formação em Direito, membro da OAB, Pedagogia, Letras, Pós graduado pela Universidade de Santa Catarina em Formação de Gestores de Instituições de Formação Técnica e pela Favip – Gestão de Negócios.