Opinião – Caruaru no difícil, mas possível, caminho do controle social – por Paulo Nailson*

Mário Flávio - 12.04.2013 às 09:25h

Aos poucos o tema “Participação Popular” vai ocupando cada vez mais espaço nas conversas e nas mídias, nos gabinetes e reuniões, nos cafés e eventos. Um processo lento e progressivo vai crescendo e organizadamente, porém com espontaneidade, firmando-se. A gosto de muitos e contragosto de outros tantos a Democratização da gestão pública não tem mais volta. O Orçamento Participativo (OP) iniciado em 2010 ganha mais densidade e identidade na vida prática das pessoas com todas elas agora sendo convocadas para participar da elaboração do PPP – Plano Plurianual Participativo e dos ciclos de discussão por regiões, em seqüência, o próprio OP.

Passos dados para oferecer aos cidadãos a possibilidade de escolherem o destino dos investimentos públicos e de participarem ativamente da melhoria da sua cidade, assim como será o

GABINETE DIGITAL – A cidade cresce e naturalmente cresce com ela os problemas. O povo precisa estar cada vez mais atento não só as promessas de campanha de vereadores e do prefeito, cobrar a transparência na gestão do dinheiro público e decidir junto sobre tudo isso.
Surgido no Brasil no final da década de 80, o Orçamento Participativo tem ganhado projeção no cenário mundial. Estima-se que atualmente existam cerca de duas mil experiências de Orçamento Participativo no mundo, muitas delas desenvolvidas e inspiradas nas iniciativas brasileiras. O Brasil virou uma referência internacional quando se fala em democracia participativa.

Ser indiferente e não participar é alimentar a corrupção existente em todos os níveis e lugares. Por falar nisso, na semana que vem há uma convocação para um levante nacional contra esta praga desgraçada que envergonha, empobrece e mata aos poucos a vontade de lutar de quem ainda sonha com um mundo melhor.

CONFERÊNCIA DAS CIDADES – Na sessão ordinária na Câmara Municipal de ontem o secretário de planejamento e Gestão de Caruaru, Kléber Macedo falou na tribuna sobre a etapa municipal da Conferência das Cidades em Caruaru e também das Conferências Livres. Vereadores e o público ficaram atentos e dialogando sobre participação da sociedade no Plano Plurianual e o Plano Diretor. A secretária de Participação Social Louise Caroline esteve também presente. Hoje é a vez das lideranças comunitárias, sindicais e lideranças populares em geral tomarem conhecimento do assunto.

NAS RUAS – O Programa Prefeitura nas Ruas começa na semana que vem, 18 de abril, às 19h com um debate com os moradores do Boa Vista I e II sobre a transferência da feira do bairro. A Plenária será na sede da Associação de Moradores (Av. Caruaru) com o prefeito José Queiroz, o deputado Federal Wolney Queiroz e o secretário de Serviços Urbanos, André Alexey. A partir do dia 23 de abril, a população poderá eleger a agenda do Prefeitura nas Ruas através da Internet, com o compromisso de comparecimento de José Queiroz à localidade mais votada por mês.
Iniciativas como Conferências, Assembleias, Consulta Popular, e até mesmo o Gabinete Digital faz a nossa cidade avançar na busca por melhorias na qualidade dos serviços públicos. Isso é na prática controle social dos serviços públicos. É a sociedade buscando algo que traduz na prática a efetivação de direitos coletivos garantidos na Constituição.

CONTEÚDO COM O PREFEITO – O programa Conteúdo de ontem mostrou que o prefeito está muito seguro não só em relação à atitude dos que ainda resistem em relação ao PCC, mas em responder quaisquer questões relacionada a sua gestão. Com tranqüilidade e firmeza Queiroz convenceu naturalmente a todos que ainda tinham dúvidas e questionamentos sobre pontos polêmicos. O presidente do SISMUC permanece não se sabe até quando, levando às ruas alguns manifestantes educadores insatisfeitos. Já à noite, na Câmara Municipal, não houve manifestação.

ESPIONAGEM? – A imprensa divulgou que a Abin, a pedido do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), vigiava os passos de sindicalistas no Porto de Suape contrários à Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos. Esses dirigentes sindicais, ligados à Força Sindical, encontraram-se com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), provável candidato à Presidência em 2014, e um dos maiores críticos à MP dos Portos. Carvalho rechaçou a tese de que a Abin estaria supervisionando politicamente o movimento sindical no Estado de Campos.

HIBERNANDO – Amanhã, 13 de abril, é o aniversário de Lícius Cavalcanti. Ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal de Caruaru. Dirigente afastado do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Caruaru tem um passado marcado por muitas lutas e conquistas populares. Depois de uma série de decisões tidas como equivocadas está “hibernando”. Lícius passa por um momento de reflexão pessoal e de redefinição atuação na vida. Um líder nato não consegue permanecer tanto tempo afastado do que mais ama fazer, mas precisa primeiro refazer sua caminhada começando exatamente de onde está: sua família. Receba meu abraço e os votos de acertadas decisões no próximo período.

NUM DIA COMO HOJE – 12 DE ABRIL DE 1972 – 5 mil soldados do Exército, Aeronáutica e PM atacam moradores do sul do PA. Militantes do PCdoB decidem resistir. Começa a Guerrilha do Araguaia, que enfrenta a ditadura por 3 anos.

Feliz de quem sabe sonhar, Um sonho jamais chega ao fim…
É feito criança, revive a esperança, Do “não” sempre busca um “sim”!
(João Alexandre)

*Paulo Nailson é dirigente político com atuação em movimentos sociais, Cursa Serviço Social. Membro da Articulação Agreste do Fórum de Reforma Urbana (FERU-PE) e Articulador Social do MTST. Edita a publicação cristã Presentia. Foi dirigente no PT municipal por mais de 10 anos.