Opinião – O trabalho coletivo: Como esse pode ajudar neste período de pandemia da Covid-19 em Caruaru – por Mário Disnard*

Mário Flávio - 03.06.2020 às 07:25h

Você sabe o que significa de fato a palavra “pandemia?” Este termo se refere a uma epidemia que ocorre em uma área muito ampla, cruzando fronteiras internacionais e, geralmente afetando um grande número de pessoas. Mas, e o que tem a ver com o trabalho coletivo, que é o assunto da nossa coluna?

Siga a leitura que eu te conto! Em momentos como este de crise pensar e agir coletivamente nem sempre é o primeiro pensamento das pessoas. Afinal, o que vai ser da minha vida? Do meu trabalho?. Passado um primeiro momento de pensar em si mesmo e na vida ao seu redor, pode vir a preocupação com o próximo: como esta pandemia está afetando os outros? Eu posso ajudar de alguma forma? E é aí que o senso do trabalho coletivo, para muitos aflora!

Não é preciso fazer grandes doações ou outros atos que possam lhe fazer falta posteriormente. Agir com prudência e de acordo com a sua possibilidade é bem mais assertivo neste momento. E as formas de ajudar aos outros são várias: divulgando aquelas pessoas ou instituições que estão arrecadando alimentos para distribuir refeições aos vulneráveis ou contribuir com pequenas doações como puder, depois oferecer ajuda a outras pessoas/ambulantes/empresas com o que vc faz de melhor, sem cobrar por isso, reunir empresas do seu segmento para pensar em soluções que auxilie todos, enfim um bom comunicador que leve a informação de forma relevante neste momento a população.

Grave vídeos, informativos para alcançar com o tema que você domina. 
Pense nessas e outras formas ou possibilidades e veja que ajudar o outro pode ser bem mais fácil do que você imagina. VAMOS VENCER JUNTOS!