O deputado Antonio Moraesaproveitou um discurso que fazia anteontem na Assembleia Legislativa para tecer elogios ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, que não era objeto do seu pronunciamento. Ele elogiou o “comportamento altivo” do deputado carioca em relação ao Palácio do Planalto e pela condução da Casa sem nenhum tipo de subordinação ao Poder Executivo (leia-se presidente Jair Bolsonaro).
O deputado Alberto Feitosa seguiu a mesma linha dizendo que um sistema de governança que tem um Poder Executivo “encastelado” não é bom para o país. “Precisamos desfazer a imagem de que as Assembleias Legislativas são meras carimbadoras dos projetos oriundos do Poder Executivo”, declarou Feitosa, sem favor um dos melhores deputados de Pernambuco, mesmo não tendo origem política e sim militar (é coronel da PM).
Não se sabe se o alvo de ambos foi o presidente Eriberto Medeiros ou o governador Paulo Câmara, que tem sido muito criticado na bancada governista pelas poucas audiências que concede aos parlamentares. E sim que foi uma manifestação de rebeldia em defesa da independência da Casa de Joaquim Nabuco.