“Sem pessoas, não há resultados!” Como você interpreta esta frase?
Ela basicamente nos mostra como resultados são sim, importantes e necessários, mas que sem alguém que os faça acontecer, eles não fazem sentido algum (e nem acontecem, de fato).
O momento atual que estamos vivendo é de desafios, angústias e para muitos, desespero. Em meio ao caos, ter líderes em que possamos nos espelhar faz toda a diferença! Mas, e quando é o líder que precisa de ajuda? O impacto emocional de uma liderança, por si só, já traz consigo uma carga muito forte de cobrança e equilíbrio.
Em um período de pandemia, como o atual, os líderes precisam não só rever sua forma de liderar como ainda ter serenidade para tomar decisões e controlar a sua equipe seja a distância ou presencialmente (no caso dos profissionais essenciais que não pararam com a quarentena).
Se eu puder dar um conselho é : busque ajuda profissional para manter sua saúde mental em dia, líder (sim, terapia)! Também liste em um papel as coisas que estão sob o seu controle e as que não estão (por exemplo: o uso das máscaras por todos, a diminuição das filas nos bancos, ações dos outros a respeito da quarentena, infelizmente não estão sob o nosso controle.
Mas, disciplinar seus horários, listar tarefas do dia e seus esforços em geral estão no seu controle) . A ideia aqui é que você “descarte” o que não está no seu controle, para evitar sofrimentos. Esta é uma forma de você vir também o que pode ser melhorado dentro que já está no seu controle.
Por fim, mantenha sua rotina, mesmo que ela tenha sido modificada pela quarentena. A criação e manutenção de uma rotina ajuda a mente a ficar no lugar, mesmo quando tudo parecer difícil demais.
*Mário Disnard é professor