Pernambuco conta com quase 100% dos leitos de UTI no serviço público estadual ocupados

Mário Flávio - 30.04.2020 às 08:55h

Dos 423 leitos públicos de UTI para internação de pacientes adultos em Pernambuco, 413 já estão ocupados, segundo o secretário Executivo de  Regulação em Saúde, Giliate Coelho. As informações foram prestadas em reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada por videoconferência, nessa quarta.

O gestor informou que os dez leitos que ainda estão disponíveis devem ser preenchidos rapidamente e lamentou a gravidade da situação. “É uma situação, na minha opinião como médico, absolutamente dramática. Para se ter uma ideia, alguns hospitais privados, eles já não estão exigindo mais para contratação que os médicos tenham especialização em UTI, ou mesmo que tenham residência em clínica médica, ou seja, é quase abrir para que recém-formados tomar conta das UTIs privadas, mas essa é a nossa situação hoje.”

 O representante da Secretaria Estadual de Saúde citou estudos que demonstram que o pico de disseminação do vírus pode ocorrer ainda nos meses de maio e junho, reforçando a necessidade de medidas preventivas. Ele também anunciou uma possível parceria com hospitais da rede privada, para a ocupação dos leitos ociosos com pacientes da rede pública. “Ainda existe uma perspectiva de ampliação de leitos, mas essa ampliação hoje vem se tornando cada vez mais complexa, principalmente por essa questão de recursos humanos. Existe uma perspectiva também que São Paulo já está indo, da gente ocupar os leitos ociosos do setor privado,  já houve um movimento do próprio setor privado, dos hospitais, de contribuir com essa pandemia, inclusive num movimento inédito.”

Giliate Coelho respondeu aos questionamentos dos deputados sobre o combate à pandemia, esclarecendo as deficiências tecnológicas para a realização dos testes, as dificuldades de contratação de pessoal e as projeções apontadas para o Brasil. 

A presidente do colegiado, deputada Roberta Arraes, do PP, agradeceu a participação do gestor e fez um apelo para que a população fique em casa. “Eu faço um apelo a cada um dos deputados que estão aqui, a todos que estão nos ouvindo, vamos continuar com o isolamento social. Creio que é a melhor saída para que a gente possa salvar a vida de todos nós.”